PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 17 de dezembro de 2017

Construção de maquete sobre energia eólica




Amanda Oliveira Travessas

         Sabendo-se da necessidade de ter uma prática educativa voltada para uma educação cidadã, dentro das perspectivas históricas, sociais, éticas, culturais e tecnológicas, que seja capaz de aproximar o estudado com o vivenciado pelo discente, é que se vê a importância de uma abordagem diferenciada nas aulas, em especial, nas de Física (PEREIRA, 2017). Dessa forma acredita-se que as atividades dinâmicas ou práticas sejam importantes para que isso se concretize. No processo de ensino aprendizagem, entende-se que incentivar o aluno a produzir maquetes permite uma participação maior deste no processo de aprendizagem, além de dar oportunidade ao educador para perceber o contexto sócio cultural em que os estudantes estão inseridos (DA SILVA, V. & MUNIZ, A. M. V. 2012).
         Através disso, foi aplicada uma intervenção no dia 29 de Setembro de 2017 na escola municipal de ensino fundamental presidente João Goulart no 9º ano, na turma 90. A construção da maquete, além de despertar a curiosidade dos alunos pelo assunto, foi uma oportunidade para que os alunos trabalhassem as suas criatividades.


Figura 1: Discentes iniciando a construção da maquete.

Figura 2: Alunos durante a construção da maquete.

Figura 3: Alunos se divertindo durante atividade.


Figura 4: Discentes durante a construção da maquete.


Figura 5: Maquete finalizada.

Figura 6: Bolsista ID demonstrando a geração de luz, através de aero geradores caseiros aos discentes. 
 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário