Amanda Oliveira Travessas
Sabendo-se da necessidade de ter uma
prática educativa voltada para uma educação cidadã, dentro das perspectivas
históricas, sociais, éticas, culturais e tecnológicas, que seja capaz de
aproximar o estudado com o vivenciado pelo discente, é que se vê a importância
de uma abordagem diferenciada nas aulas, em especial, nas de Física (PEREIRA,
2017). Dessa forma acredita-se que as atividades dinâmicas ou práticas sejam
importantes para que isso se concretize. No
processo de ensino aprendizagem, entende-se que incentivar o aluno a produzir
maquetes permite uma participação maior deste no processo de aprendizagem, além
de dar oportunidade ao educador para perceber o contexto sócio cultural em que
os estudantes estão inseridos (DA SILVA, V. & MUNIZ,
A. M. V. 2012).
Através disso, foi aplicada uma
intervenção no dia 29 de Setembro de 2017 na escola municipal de ensino
fundamental presidente João Goulart no 9º ano, na turma 90. A construção da
maquete, além de despertar a curiosidade dos alunos pelo assunto, foi uma
oportunidade para que os alunos trabalhassem as suas criatividades.
Figura 1: Discentes iniciando a construção da maquete.
Figura 2: Alunos durante a construção da maquete.
Figura
3: Alunos se divertindo durante atividade.
Figura
4: Discentes durante a construção da maquete.
Figura 5: Maquete finalizada.
Figura 6: Bolsista ID demonstrando a geração de luz, através de aero
geradores caseiros aos discentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário