PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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domingo, 17 de dezembro de 2017

Conhecendo melhor a energia eólica




Amanda Oliveira Travessas

         Atualmente, vem se discutindo a possibilidade de, a médio e a longo prazo, serem substituídas as matrizes convencionais de produção dessa energia, notadamente aquelas relacionadas aos maiores impactos sociais e ambientais (Energia termelétrica, energia nuclear, energia hidrelétrica, entre outras). Neste contexto, algumas pessoas têm chamado a atenção para a utilização mais sistemática de matrizes alternativas, tais como os sistemas fotovoltaicos e eólicos, ou mesmo de matrizes convencionais que usam fontes renováveis para a produção de energia (SILVA e CARVALHO, 2002).
            O processo educativo tem sido visto como uma das possibilidades para equipar um grande número de pessoas com informações e competências para participar deste debate emergente e cada vez mais presente na nossa sociedade. Neste sentido, consideramos que cabe ao ensino de ciências naturais, em particular, dotar os alunos de chaves essenciais para a solução de questões científicas e técnicas do cotidiano, e propiciar-lhes o desenvolvimento de atitudes e métodos de pensamento próximos aos dos cientistas (ASTOLFI; DEVELAY, 1998 e SAVIANI, 2000).
         Sabendo-se que o processo educativo é muito importante para o ensino de energias, foi realizada uma intervenção sobre gastos econômicos de energia e energia eólica no 9º ano da escola municipal de ensino fundamental presidente João Goulart, na turma 90, no dia 15 de Setembro de 2017. Os alunos foram participativos e questionaram-se muito sobre gastos econômicos de energia durante a intervenção e após impressionaram-se com a geração de luz na lâmpada de LED através do mini gerador eólico.


Figura 1: Discente calculando o gasto econômico de um eletrodoméstico.

 Figura 2: Estudante segurando a lâmpada de LED que acendeu através do mini gerador eólico.

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