Amanda Oliveira Travessas
Atualmente, vem se
discutindo a possibilidade de, a médio e a longo prazo, serem substituídas as
matrizes convencionais de produção dessa energia, notadamente aquelas
relacionadas aos maiores impactos sociais e ambientais (Energia termelétrica,
energia nuclear, energia hidrelétrica, entre outras). Neste contexto, algumas
pessoas têm chamado a atenção para a utilização mais sistemática de matrizes
alternativas, tais como os sistemas fotovoltaicos e eólicos, ou mesmo de
matrizes convencionais que usam fontes renováveis para a produção de energia
(SILVA e CARVALHO, 2002).
O
processo educativo tem sido visto como uma das possibilidades para equipar um
grande número de pessoas com informações e competências para participar deste
debate emergente e cada vez mais presente na nossa sociedade. Neste sentido,
consideramos que cabe ao ensino de ciências naturais, em particular, dotar os
alunos de chaves essenciais para a solução de questões científicas e técnicas
do cotidiano, e propiciar-lhes o desenvolvimento de atitudes e métodos de
pensamento próximos aos dos cientistas (ASTOLFI; DEVELAY, 1998 e SAVIANI,
2000).
Sabendo-se
que o processo educativo é muito importante para o ensino de energias, foi
realizada uma intervenção sobre gastos econômicos de energia e energia eólica
no 9º ano da escola municipal de ensino fundamental presidente João Goulart, na
turma 90, no dia 15 de Setembro de 2017. Os alunos foram participativos e
questionaram-se muito sobre gastos econômicos de energia durante a intervenção
e após impressionaram-se com a geração de luz na lâmpada de LED através do mini
gerador eólico.
Figura
1: Discente calculando o gasto econômico de um eletrodoméstico.
Figura
2: Estudante segurando a lâmpada de LED que acendeu através do mini gerador
eólico.
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