PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Conhecendo a Célula!

Quando é abordado o conteúdo teórico sobre células os alunos visualizam o modelo didático celular, aprendendo de maneira abstrata o formato da célula. A prática sobre células eucarióticas promove que os alunos visualizem sua forma irregular. A prática contribui para que os alunos estabeleçam relação do embasamento teórico com a prática.
Realizamos a prática com 3 turmas da Instituição Estadual Menna Barreto. Os alunos ficaram entusiasmados em conhecer a célula humana. Foi feita a prática da célula com a turma 50 do 5º ano, onde eles só conheceram a célula para ter uma base de como ela é. Quando feita com a turma de 5ª série e a turma do 1ºAN, detalhamos a observação de células do epitélio bucal com o objetivo de conhecer a constituição da célula eucariótica animal, identificar as diferentes estruturas celulares da mesma, além de verificar a importância da utilização de corantes na microscopia.
Usamos o reagente azul-de-metileno para colorir a célula da mucosa bucal, lâminas e lamínulas, espátula de madeira para retirar as células de um aluno, água destilada e microscópio óptico.
Os alunos foram bastante participativos e empolgados com a prática, pois eles não haviam ido ao laboratório para visualizar algo no microscópio óptico. A turma de 5ª série 26 alunos participaram, e a do 5º ano 20 alunos participaram.
Um visão teórica do assunto
 Modelos didáticos para a explicação do conteúdo teórico

 Preparação das lâminas para observação




Nenhum comentário:

Postar um comentário