PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mural Expositivo


Dando continuidade ao mural criado em 2012 no Instituto Estadual de Educação Menna, o mesmo vem sendo atualizado mensalmente desde o inicio do ano letivo pelos bolsistas ou juntamente com os próprios alunos de acordo com a demanda da escola. Sua temática se refere a datas comemorativas ou a informações e curiosidades sobre biologia. No mês de abril, o mural produzido pelos bolsistas, trouxe aos alunos informações referentes ao dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, e ainda curiosidades diversas relacionadas ao animais, plantas e saúde humana.
O mural atinge os alunos da escola de todas as series e turnos, pois se localiza no corredor da escola onde há grande circulação de alunos. É de grande importância pois além de marcar a presença do grupo na escola, também trás informações interessantes e que contribuem para a formação dos educandos, desenvolvendo o gosto pela biologia

Tema: Importância e Curiosidades sobre a água



No dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, no qual confeccionamos um mural com o objetivo de demonstrar aos alunos a importância desse bem universal para todos os seres vivos.
Esse recurso natural de valor inestimável é essencial para a manutenção e qualidade de vida.
Em relação à distribuição deste recurso hídrico, nosso planeta é constituído com um total de 70% de água, dessa porcentagem há 30% de água doce, sendo que apenas 3% é de água potável. Esses dados mostram que a grande parte da água disponível e própria para o consumo é pequena em relação a quantidade de água existente na Terra.
O Brasil é o país mais rico do mundo em recursos hídricos, contando com 13,7% da água doce disponível no planeta, porém essa grande quantidade de água presente no país é utilizada de forma incorreta. Entre alguns fatores estão o desperdício, a má distribuição, a poluição e o desmatamento que demonstram a falta de cuidado com esse bem valioso.
Na realização dessa prática com a exposição de curiosidades e informações procuramos estabelecer uma conscientização dos educandos em relação a valorização e cuidados a serem tomados com água, fundamentais para a preservação desse recurso.


Tema: Curiosidades das diferentes áreas de Biologia


A área de Ciências Biológicas é bastante diversificada por englobar todas as formas de vida, abrangendo toda fauna, flora e o desenvolvimento humano. A partir disso elaboramos um mural com o objetivo de despertar a curiosidade cientifica dos alunos sobre alguns temas como: Por que sentimos Câimbra ?, Por que temos que comer ?, Por que algumas pessoas são gagas ?







Nenhum comentário:

Postar um comentário