PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pirâmide Alimentar


Foi ministrada pelo grupo PIBID uma aula sobre Pirâmide Alimentar na escola Estadual Menna Barreto, para a turma 30, do 3º ano do ensino fundamental, da professora Adriana Vissoto. Foi estudada a importância da alimentação para a nossa vida, falou-se sobre a energia medida em Kcal que os alimentos possuem e nós como animais seres humanos precisamos dessa energia para nossas atividades do dia a dia. Necessitamos ingerir nutrientes necessários que o nosso organismo precisa, esclarecemos do conceito de nutriente.
No desenvolvimento da aula foi explicado o funcionamento da pirâmide alimentar e por que ela foi elaborada. Esta foi criada para nos auxiliar na forma que nos alimentamos, pois, se alimentar bem não significa alimentar-se em grande quantidade e sim em qualidade e proporções certas, dando prioridade para os alimentos que trará maiores quantidades de nutrientes, e menos prioridade para os alimentos que nos dão pouca quantidade de nutriente e muita quantidade de lipídios. Foi esclarecido também os excessos da alimentação e a falta da alimentação que correspondem a obesidade e a desnutrição.

Após os esclarecimentos dos assuntos sobre Alimentação, houve uma montagem de uma pirâmide alimentar onde as figuras de alimentos selecionadas e recortadas pelos alunos do 3º ano, em um cartaz com o formato desenhado da pirâmide alimentar. Por fim, em um pratinho de plástico eles montaram uma refeição ideal com imagens de alimentos recortadas de panfletos com ofertas de supermercados, colocando nessa refeição as quantidades certas de carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas e lipídios. Esta ultima pratica que foi usada com os pratinhos teve o objetivo de botar em prática os aprendizados sobre o tema pirâmide alimentar e ressaltar também a consciência de uma alimentação saudável. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário