Pedro Goulart
Na
noite de 11 de Maio de 2015, no Laboratório da Escola Marques Luz foi realizada
a atividade prática "Homogêneo ou
heterogêneo, com a totalidade T6 do EJA (9º ano do ensino fundamental). A aula
teve o intuito de que os alunos "gravem" o significado de misturas
homogêneas e misturas heterogêneas, através da experimentação.
Ao início da atividade, alguns alunos
não queriam participar do experimento. O bolsista convidou novamente os alunos
para participarem do experimento, como os mesmos continuaram recusando-se a
participarem da aula ficando em um canto do laboratório (Figura 1), o bolsista
decidiu prosseguir com a atividade.
Figura 1: Alunos da turma que, por opção pessoal, não
participaram da atividade.
A turma foi muito participativa e
organizada durante a montagem das misturas. Os alunos divertiram-se muito com a
atividade e mostraram-se bem interessados no conteúdo. Com exceção dos alunos
que recusaram-se a participar da aula, todos os demais montaram misturas e
completaram seus quadros de misturas com êxito (Figuras 2 e 3).
Figura 2: Grupo 2 observando as misturas realizadas.
Figura 3: Grupo 1 observando as misturas realizadas.
Após o término da atividade os alunos
interessaram-se pelo acervo zoológico do laboratório, então o bolsista resolveu
apresentar os mesmos um pouco da diversidade de espécimes que o laboratório
possui. Na sequência dessa breve apresentação de espécimes, os alunos
demonstraram grande interesse nas serpentes, então a professora e o bolsista
optaram por ficar o resto do tempo de aula conversando sobre serpentes (tipos
de serpentes, tipos de venenos, como reagir ao ser picado por serpentes, os
benefícios das serpentes e os motivos de preservação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário