Por Marcelo Santos de Souza
A compreensão dos alunos, sobre princípios básicos da Física se
torna complexa quando tratado somente como matéria teórica, nesse sentido a
professora de Física das turmas 8A e 8B do 2º ano do ensino médio EJA (Educação
de Jovens e Adultos) noturno, da Escola Marques Luz solicitou uma prática sobre
Forças de Coesão.
A prática consistiu em dois experimentos simples: no
primeiro foi utilizado um clip (Figura 1), um Becker com água pura e uma solução
de água e sabão líquido. O clipe foi posto sobre a superfície da água, onde
pingamos algumas gotas de solução de água com sabão na água pura e os alunos
observaram clipe afundar. No segundo experimento utilizou-se dois pequenos
pedaços de TNT, em um pingou-se duas gotas de água pura e no outro duas gotas
de solução de água com sabão, com o intuito de observar qual era absorvido mais
rapidamente.
Os alunos observaram e anotaram todos os procedimentos da
prática e perceberam que o clipe afundou após a água pura do Becker ser
“contaminada” com a solução de água e sabão quebrando a força de coesão da água
pura. Bem como, as gotas da solução de água com sabão foram absorvidas logo que
entraram em contato com o tecido, pelo mesmo motivo.
Com essa intervenção foi possível observar que o conteúdo
ficou bem mais claro para os alunos que participaram, e o que era difícil de
compreender na teoria, se mostrou bem simples na prática (Figura 2).
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