Por: Alexia Rodrigues Menezes
No dia 26 de maio de 2015, foram
desenvolvidas na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com os alunos do 1º Ano do Ensino
Médio, práticas referentes ao processo de Osmose, ( Fig. 1). A atividade envolveu no total 77 alunos das turmas 100 e 102, que foram divididos em grupos, onde cada grupo
desenvolveu uma atividade prática diferente.
A
atividade tinha como objetivo identificar e localizar o processo de osmose,
assim como a tonicidade das concentrações, (Fig. 2). Os alunos deveriam reconhecer a importância
do processo para um bom funcionamento do organismo, e assim, da célula como um
todo. Sendo assim foram desenvolvidas práticas como:
1.
Osmômetro de batata
2.
Comparando os tipos de tonicidade
3.
Osmômetro de pimentão
4.
Osmose em célula vegetal observada ao
microscópio óptico
Após a execução das atividades os alunos
elaboraram um relatório de aula prática, onde deveria ser feita uma introdução,
citar os materiais utilizados, procedimentos, resultados obtidos e conclusão, ( Fig 3).
Alguns alunos descreveram muito bem em todos os tópicos do relatório, enquanto
outros tiveram dificuldades de escrita. Então, uma semana após ter acontecido às
práticas, foi feita a devolução dos relatórios, explicando para cada grupo de
alunos quais foram os erros na escrita do relatório e como eles podem melhorar.
Figura 1: Bolsista
explicando sobre membrana plasmática.
Figura 2: Bolsista e supervisora no auxiliando os alunos da turma 102.
Figura 3: Bolsista
explicando e discutindo a atividade sobre os tipos de tonicidade para os alunos
da turma 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário