PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 26 de março de 2017

Descobrindo o Microscópio: o primeiro contato


Descobrindo o Microscópio: o primeiro contato

Por: Ana Caroline Gonçalves

        Foi realizada, no dia 23 de março de 2017, na escola João Pedro Nunes, a atividade “Descobrindo o microscópio”. A mesma consistiu em trazer para a realidade do aluno esta ferramenta tão importante para a Ciência. Nesta atividade, os alunos aprenderam também sobre o preparo de lâminas, bem como a visualização de uma célula vegetal ao microscópio.
   O microscópio é um instrumento que permite visualizar e estudar organismos microscópicos, aumentando-os em tamanhos maiores graças ao seu poder de resolução. Historicamente, acredita-se que o microscópio foi inventado por volta de 1590, por Hans Janssen e seu filho Zacharias Janssen, dois holandeses e fabricantes de óculos. Esse microscópio por eles inventado permitia a ampliação de objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro acopladas nas extremidades de um tubo.
       Em 1675, outro holandês chamado Antonie Van Leewenhoek, relatou ter observado pequenos animais na água da chuva e afirmava que os mesmos eram “eram dez mil vezes menores que as moscas de água”. Era biólogo, nascido em 1632 e construía microscópios por distração. Seu microscópio era constituído por apenas uma lente, pequena e quase esférica, colocadas entre duas placas de cobre. Por volta de 1650, Robert Hooke desenvolveu um microscópio com duas lentes de vidro ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. Este possuía duas lentes, a ocular e a objetiva, passando a ser conhecido como microscópio composto.
         Até chegar ao modelo atual, o microscópio foi bastante aprimorado. Os que vem sendo utilizados em laboratórios e escolas são os chamados microscópios ópticos (ou microscópios de luz). Há ainda os microscópios eletrônicos (que utilizam feixes de elétrons), que proporcionam imagem e tamanhos mais aprimorados. 
Figura 1: Bolsista-ID explanando aos alunos do 8ºB sobre a história do microscópio.

 
Figura 2: Aluno observando ao microscópio lâmina preparada por seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário