PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

9° SIEPE: SAÚDE PÚBLICA DENTRO DAS ESCOLAS


9° SIEPE: SAÚDE PÚBLICA DENTRO DAS ESCOLAS

Por: Jessica Queretti



No dia 22 de novembro de 2017, houve a apresentação do projeto Saúde pública dentro das escolas no 9° SIEPE, apresentado pela autora Jessica Queretti Pereira, sob coautoria de Amanda Oliveira Travessas, Caroline Perceval Paz, Analía Del Valle Garnero e Larissa Camargo Madril, com a orientação da professora Stefânia Guedes Godoi. O projeto foi realizado através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de abordar e despertar o interesse em relação ao cuidado com a saúde, realizando uma conscientização com os discentes para uma vida mais saudável.

         As intervenções realizadas dentro do projeto que foram apresentadas, abordavam os temas de alimentação saudável, higiene, drogas e sexualidade, devido ao fato de serem temas bases e de extrema importância para a saúde, necessitando uma discussão desses com os discentes.

         A escolha desse projeto para apresentação no SIEPE, teve o intuito de demonstrar a importância que uma simples iniciativa a partir de um projeto tem, não somente para a educação dos alunos, como na vida pessoal desses, visto que o tema saúde já possui uma grande importância para todos, e ao abordar estes temas trabalhado nas intervenções, há uma conscientização da importância desses temas para a saúde dos discentes, incentivando-os a tomar medidas e cuidados que os ajudem a não terem eventuais problemas.

         Os comentários ao final da apresentação do trabalho realizado pela banca, foram sugestões construtivas, onde sugeriu-se que abordasse esse tema com todas as turmas da escola, para que haja uma maior conscientização, sendo um plano futuro para esse projeto. Outra sugestão foi que essas informações e atividades fossem realizadas não somente com os alunos, mas também com os pais e responsáveis, pois a construção do conhecimento do discente é uma combinação de aprendizado escolar e familiar.

         Com tudo, a apresentação do projeto foi positiva e significativa, visto que houve um reconhecimento da importância desse projeto, juntamente com sugestões que contribuirão para que o mesmo continue sendo desenvolvido de uma maneira mais eficaz.
Figura 1: Bolsista ID apresentando o projeto “Saúde pública dentro das escolas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário