Ansiedade
Nataly B. Duarte
A ansiedade é caracterizada como um
mecanismo de defesa, um sistema de alerta perante á situações futuras que nos
proporcionam preocupação. Está presente em todas as pessoas em diferentes graus
e tipos, a função da ansiedade é manter os indivíduos alertas e prontos para
intervir contra riscos e ameaças. Ansiedade em excesso leva a crises que são
extremamente graves desencadeando depressões e outros problemas psicossomáticos
(RIBEIRO, 2017).
Há vários tipos de ansiedade, dentre eles
síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e fobia social. Seus
sintomas são tanto físicos como psíquicos e suas causas são variadas, tais como
genética, momentos estressantes e traumáticos, doenças hormonais e excesso de
substâncias como álcool, cigarro e drogas ilícitas (RIBEIRO, 2017).
A atividade ocorreu com a turma 70 da
E.M.E.F. Presidente João Goulart no turno da manhã (FIGURA 1). Os alunos
assistiram a uma aula expositiva sobre ansiedade (FIGURA 2), posteriormente foi
realizada uma prática dinâmica no qual eles se posicionaram com os braços sobre
a classe, de olhos fechados refletiram sobre suas atitudes e sentimentos e
fizeram um balanço sobre o que refletiram (FIGURA 3). Logo após os alunos
assistiram um vídeo sobre ansiedade e responderam um questionário sobre o tema
(FIGURAS 4 á 10).
Como forma de avaliação da
intervenção foi utilizada a participação dos alunos na atividade e na dinâmica.
Foi também realizado
um questionário no qual os alunos responderam o mesmo também foi utilizado como
forma de avaliação, e como podemos observar os nos gráficos acima, o resultado
não foi satisfatório, pois os alunos estão com alta tendência a desenvolver
ansiedade, podemos observar nossos alunos alienados e ansiosos e é preciso
tomar alguma providência diante de tais resultados e situação.
Fig
1. Turma 70 do turno da manhã.
Fig 2. Alunos assistindo a aula
expositiva.
Fig 3. Alunos realizando a dinâmica.
Fig 4. 1° pergunta gráfico 1.
Fig 5. 2° pergunta gráfico 2.
Fig 6. 3° pergunta gráfico 3.
Fig 7. 4° pergunta gráfico 4.
Fig 8. 5° pergunta gráfico 5.
Fig 9. 6° pergunta gráfico 6.
Fig 10. 7° pergunta gráfico 7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário