PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ansiedade

Ansiedade
Nataly B. Duarte

                A ansiedade é caracterizada como um mecanismo de defesa, um sistema de alerta perante á situações futuras que nos proporcionam preocupação. Está presente em todas as pessoas em diferentes graus e tipos, a função da ansiedade é manter os indivíduos alertas e prontos para intervir contra riscos e ameaças. Ansiedade em excesso leva a crises que são extremamente graves desencadeando depressões e outros problemas psicossomáticos (RIBEIRO, 2017).
Há vários tipos de ansiedade, dentre eles síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e fobia social. Seus sintomas são tanto físicos como psíquicos e suas causas são variadas, tais como genética, momentos estressantes e traumáticos, doenças hormonais e excesso de substâncias como álcool, cigarro e drogas ilícitas (RIBEIRO, 2017).
                A atividade ocorreu com a turma 70 da E.M.E.F. Presidente João Goulart no turno da manhã (FIGURA 1). Os alunos assistiram a uma aula expositiva sobre ansiedade (FIGURA 2), posteriormente foi realizada uma prática dinâmica no qual eles se posicionaram com os braços sobre a classe, de olhos fechados refletiram sobre suas atitudes e sentimentos e fizeram um balanço sobre o que refletiram (FIGURA 3). Logo após os alunos assistiram um vídeo sobre ansiedade e responderam um questionário sobre o tema (FIGURAS 4 á 10).
Como forma de avaliação da intervenção foi utilizada a participação dos alunos na atividade e na dinâmica.
Foi também realizado um questionário no qual os alunos responderam o mesmo também foi utilizado como forma de avaliação, e como podemos observar os nos gráficos acima, o resultado não foi satisfatório, pois os alunos estão com alta tendência a desenvolver ansiedade, podemos observar nossos alunos alienados e ansiosos e é preciso tomar alguma providência diante de tais resultados e situação.

Fig 1. Turma 70 do turno da manhã.

Fig 2. Alunos assistindo a aula expositiva.

Fig 3. Alunos realizando a dinâmica.

Fig 4. 1° pergunta gráfico 1.

Fig 5. 2° pergunta gráfico 2.

Fig 6. 3° pergunta gráfico 3.

Fig 7. 4° pergunta gráfico 4.

Fig 8. 5° pergunta gráfico 5.

Fig 9. 6° pergunta gráfico 6.

Fig 10. 7° pergunta gráfico 7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário