Transtornos de Aprendizagem
Por: Jessica Queretti
Segundo Maria Alice
Fontes, os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica,
como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados
significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento,
escolaridade e capacidade intelectual.
Outro
conceito para os transtornos de aprendizagem, visa que as dificuldades específicas para a aprendizagem se referem
àquela situação que ocorre com crianças que não conseguem um grau de
adiantamento escolar compatível com sua capacidade cognitiva e que não
apresentam problemas auditivos, visuais, sensoriais ou psicológicos importantes
que possam explicar tais dificuldades. O transtorno de aprendizagem se traduz
por um conjunto de sinais sintomatológicos que provocam uma série de
perturbações no aprender da criança, interferindo no processo de aquisição e
manutenção de informações de uma forma acentuada. (ADAMS, 1973).
Como
forma de abordar e conscientizar os discentes sobre os transtornos de
aprendizagem, nos dias 08 e 29 de novembro, realizou-se a intervenção sobre
transtornos de aprendizagem, com a turma 80 (8° ano) da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de transmitir e
abordar a questão dos transtornos de aprendizagem, conscientizando-os de como
esses são frequentes e como agir se tiver contato com algum portador.
A intervenção foi dividida em dois dias, onde
no primeiro dia foi abordado o conceito de transtorno de aprendizado, os
principais tipos, sendo a Dislexia e o TDAH, quais são os sintomas desses dois
transtornos, características, causas, como ajudar os portadores, diagnóstico,
tratamento e estratégias de aprendizagem para os portadores desses transtornos
de aprendizagem.
Durante a explicação dos tipos de transtornos
foram passados vídeos que explicavam e continha mais informações tanto sobre
Dislexia, como TDAH. Além disso, ao apresentar as estratégias, algumas dessas
foram realizadas com os alunos para que pudessem se envolver com a atividade e
com a rotina dos portadores.
No segundo dia, foi abordado outro principal
tipo de transtorno de aprendizagem, o Asperger, onde foram apresentados tópicos
parecidos com os da última aula. Foi apresentado também dois vídeos, mostrando
como é o cérebro do portador de Asperger, com o intuito de conscientização de
como é difícil estar no lugar do outro. Além desse vídeo, foi passado também o
vídeo, que abordava as principais características do autismo, principalmente
Asperger, mencionando alguns famosos que possuem esse transtorno.
Por fim, foi pedido que os discentes dissessem
qual foi o sentimento de saber sobre os transtornos de aprendizagem, se esses
identificaram alguns sintomas, ou até mesmo conhecidos que tenha alguns
sintomas, realizando uma reflexão.
A
atividade trouxe uma surpresa, onde a turma estava mais quieta do que nas
outras intervenções onde demonstrava ser bastante participativa. A
justificativa para esse acontecimento foi que os estudantes, como não conheciam
o assunto, não tinham muito para acrescentar, porém demonstraram bastante
interesse, ouvindo com muita atenção.
No
primeiro dia, durante a abordagem sobre TDAH, os colegas e ate mesmo a
professora, observaram que um dos colegas apresentava os sintomas do
transtorno, alcançando um dos objetivos, que é transmitir o conhecimento para
que as pessoas possam ajudar portadores de transtornos de aprendizagem, mesmo
que esse não possua, é importante verificar e analisar essa questão.
As estratégias de
aprendizagens tiveram um resultado positivo e significativo, visto que os
discentes gostaram de realizar as atividades, dizendo que era complicado,
atingindo outro objetivo, que é conscientizar o quão importante é ajudar essas
pessoas, conscientizando-os e até mesmo fazendo que tenham o olhar solidário,
sentindo um pouco como é conviver com essa situação.
No segundo dia os
discentes estavam mais participativos, falando um pouco mais e prestando mais
atenção tanto na fala da bolsista- ID como nos vídeos apresentados. Os
discentes se surpreenderam ao assistirem o vídeo “60 segundos sentindo na pele
como um autista vê e escuta”, onde o mesmo demonstra a hipersensibilidade
sonora dos autistas.
Outra questão que
chamou a atenção dos estudantes, foi a realização do teste de atenção e concentração,
onde esses tiveram dificuldades em realizar o teste, atingindo o objetivo,
verificando como é difícil manter atenção e concentração, imaginando que é mais
complicado quando se tem TDAH.
Com tudo, a
atividade foi positiva e significativa, visto que os discentes prestaram muita
atenção e participaram das atividades com entusiasmo se envolvendo com as
estratégias e até mesmo o teste. Os estudantes também gostaram dos vídeos,
demonstrando um sentimento de espanto ao conhecerem alguns dos transtornos.
Figura 1:
Discentes participando da atividade sobre Transtornos de Aprendizagem.
Figura 2:
Bolsista- ID explicando o conteúdo.
Figura 3:
Discentes visualizando um dos vídeos apresentados na primeira intervenção.
Figura 4:
Bolsista- ID explicando o transtorno de aprendizagem Asperger.
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