PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Giardíase e Amebíase: doenças relacionadas a água contaminada

Giardíase e Amebíase: doenças relacionadas a água contaminada

Nataly B. Duarte
               
       Os parasitas intestinais causam importantes problemas de saúde pública, principalmente pelos efeitos que podem ocasionar sobre o estado físico, nutricional e psicológico da população pediátrica especialmente (CIMERMAN, 2001).

   O protozoário intestinal Giardia lamblia, causador da giardíase, é um dos protozoários mais comuns causadores de diarreias não virais em humanos. A transmissão ocorre principalmente através da água não tratada, ingestão de verduras, legumes e frutas cruas contaminadas pelos cistos (CIMERMAN, 2001).
             
               O protozoário intestinal Entamoeba histolytica, causador da amebíase, tem seu ciclo biológico consistido em trofozoito, pré-cisto, cisto e matecisto diferente do G. lamblia que é consistido somente de trofozoito e cisto. O parasita tem distribuição mundial e seu principal sintoma é diarreia e disenteria com dor abdominal (CIMERMAN, 2001).
                
              A atividade ocorreu em duas partes, na E.M.E.F. Presidente João Goulart com a turma 61 do 6° ano do turno da manhã.
A primeira parte ocorreu no dia 29 de setembro onde os alunos juntaram-se em dois grupos, um grupo ficou com o livro de giardíase e o outro grupo com o livro de amebíase. Posteriormente, os grupos leram os livros e fizeram um resumo sobre o que foi lido (FIGURA 1).
A segunda e última parte ocorreu no dia 06 de outubro onde os alunos assistiram uma aula expositiva (FIGURA 2), complementando o assunto e acrescentando mais informações sobre o que eles leram anteriormente, juntamente com vídeos sobre o assunto (FIGURA 3).

                Como forma de avaliação foi utilizado os resumos feitos pelos alunos juntamente com a participação e o interesse dos mesmos na atividade.



 Fig 1. Livros utilizados na atividade.


 Fig2. Aula expositiva sendo apresentada aos alunos.


Fig 3. Alunos assistindo a aula expositiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário