Por Suelen Mattoso
Um dos
objetivos da educação em saúde é desvincular a sexualidade de tabus e preconceitos, afirmando sua associação ao prazer e à vida.
O foco
precisa ser voltado para a adoção de condutas preventivas como o uso de preservativos
em todas as relações sexuais, o uso de luvas ao ter contato com sangue, a
utilização de seringas e agulhas descartáveis e a exigência de que o sangue
utilizado em transfusões seja testado. É importante, também, distinguir as
formas de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e as situações que
não oferecem risco algum.
Com o
objetivo de oferecer informações atualizadas para subsidiar os participantes na
abordagem das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS em sua prática
cotidiana, propiciar condições para que os participantes possam articular as
dimensões orgânicas, afetivas e socioculturais da prevenção das DST/AIDS e do
enfrentamento da epidemia, assim como dar informações sobre o uso do preservativo, foi realizada, no dia 13 de abril de 2015, a prática
“Contatos Pessoais” com os alunos do primeiro ano do ensino médio (turma: 101)
da escola João Pedro Nunes (Figuras 1,2 e 3).
Primeiramente,
alunos foram levados até o auditório da escola, onde ocorreu a apresentação de
uma palestra a respeito do assunto “sexualidade”.
Logo
em seguida foi realizada uma atividade prática de nome: Contatos Pessoais. Essa
dinâmica teve como objetivo usar o pH como estratégia para a compreensão da
transmissão sexual do HIV.
Durante
a palestra foi notório o interesse dos alunos, onde eles ficaram atentos às
informações dadas durante a explanação e perguntavam a todo momento.
Após
a aplicação da prática viu-se que maioria dos educandos se mostrou bastante
interessada no tema, com opiniões consistentes.
Com
a aplicação dos questionamentos levados pelas bolsistas, iniciou-se um debate
muito interessante, este fato indica que a palestra foi de fácil entendimento e
bem aceita entre os alunos.
Percebeu-se,
por algumas frases citadas pelos alunos, que a atividade prática ajudou a
esclarecer o que antes havia-se dito durante a palestra.
Esta atividade teve continuidade no dia
6 de maio de 2015, com as turmas 104 (Figuras 4 e 5) e 105 (figuras 6 e 7) do ensino médio.
Neste segundo dia de atividade atingiu 48
alunos.
Figura 1- Bolsista Suelen Mattoso ministrando a palestra sobre sexualidade para a turma 101 do ensino médio.
Figura 2- Turma 101 realizando a atividade prática.
Figura 3- Alunos da turma 101 observando o resultado da atividade juntamente com a professora Maria Baldez que auxiliou as bolsistas na atividade.
Figura 4- Bolsista Suelen ministrando a palestra para a turma 104 do ensino médio
Figura 5- Professora Jaqueline Miranda auxiliando as bolsistas na realização da atividade prática com a turma 104 do ensino médio.
Figura 6- Palestra sendo ministrada para a turma 105 do ensino médio.
Figura 7- Bolsista auxiliando aluna da turma 105 na atividade prática.
Figura 8- Bolsista Alexia auxiliando os alunos na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário