PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CONTATOS PESSOAIS


Por Suelen Mattoso

            Um dos objetivos da educação em saúde é desvincular a sexualidade de tabus e preconceitos, afirmando sua associação ao prazer e à vida.
            O foco precisa ser voltado para a adoção de condutas preventivas como o uso de preservativos em todas as relações sexuais, o uso de luvas ao ter contato com sangue, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e a exigência de que o sangue utilizado em transfusões seja testado. É importante, também, distinguir as formas de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e as situações que não oferecem risco algum.
            Com o objetivo de oferecer informações atualizadas para subsidiar os participantes na abordagem das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS em sua prática cotidiana, propiciar condições para que os participantes possam articular as dimensões orgânicas, afetivas e socioculturais da prevenção das DST/AIDS e do enfrentamento da epidemia, assim como dar informações sobre o uso do preservativo, foi realizada, no dia 13 de abril de 2015, a prática “Contatos Pessoais” com os alunos do primeiro ano do ensino médio (turma: 101) da escola João Pedro Nunes (Figuras 1,2 e 3).
                Primeiramente, alunos foram levados até o auditório da escola, onde ocorreu a apresentação de uma palestra a respeito do assunto “sexualidade”.
            Logo em seguida foi realizada uma atividade prática de nome: Contatos Pessoais. Essa dinâmica teve como objetivo usar o pH como estratégia para a compreensão da transmissão sexual do HIV.
            Durante a palestra foi notório o interesse dos alunos, onde eles ficaram atentos às informações dadas durante a explanação e perguntavam a todo momento.
            Após a aplicação da prática viu-se que maioria dos educandos se mostrou bastante interessada no tema, com opiniões consistentes.
        Com a aplicação dos questionamentos levados pelas bolsistas, iniciou-se um debate muito interessante, este fato indica que a palestra foi de fácil entendimento e bem aceita entre os alunos.
         Percebeu-se, por algumas frases citadas pelos alunos, que a atividade prática ajudou a esclarecer o que antes havia-se dito durante a palestra.
        Esta atividade teve continuidade no dia 6 de maio de 2015, com as turmas 104 (Figuras 4 e 5) e 105  (figuras 6 e 7) do ensino médio.
          Neste segundo dia de atividade atingiu 48 alunos.

Figura 1- Bolsista Suelen Mattoso ministrando a palestra sobre sexualidade para a turma 101 do ensino médio.


Figura 2- Turma 101 realizando a atividade prática.


Figura 3- Alunos da turma 101 observando o resultado da atividade juntamente com a professora Maria Baldez que auxiliou as bolsistas na atividade.

Figura 4- Bolsista Suelen ministrando a palestra para a turma 104 do ensino médio

Figura 5- Professora Jaqueline Miranda auxiliando as bolsistas na realização da atividade prática com a turma 104 do ensino médio.

Figura 6- Palestra sendo ministrada para a turma 105 do ensino médio.

 Figura 7- Bolsista auxiliando aluna da turma 105 na atividade prática.

Figura 8- Bolsista Alexia auxiliando os alunos na atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário