PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Produzindo desenhos em bancos para criação de um espaço de convivência

Por: Eduardo Janner, Jamile Scapin Eichner e Kaenara Munhoz
        Durante muitos anos se reproduziu um cenário de ensino pautado em um modelo de uma sociedade capitalista, onde o objetivo principal, é o consumismo em série e o lucro exagerado por parte de um grupo bem reduzido da sociedade. Neste contexto, a escola serviu de reprodutora deste sistema, onde a formação do ser só tem ênfase no âmbito profissional, deixando de lado a formação pessoal, artística e, enquanto cidadão, a sua integridade. Verifica-se ainda, que temos traços cada vez mais fortes deste ensino, e que desta forma está gerando o que conhecemos ser a “crise de identidade cultural”.
A Arte de desenhar e pintar é uma das possibilidades que o educando tem de relacionar-se com o meio social de forma prazerosa. Isso já foi constatado por muitos projetos sociais brasileiros, que visam a integração do indivíduo à sociedade. Foi graças a estes projetos que tem-se conseguido sucesso inclusive afastando muitas crianças e adolescentes do mundo das incertezas. Por outro lado, observa-se que é através das diferentes manifestações artísticas que se pode valorizar e resgatar elementos da cultura no meio em que o indivíduo está inserido.
Portanto neste sentido, nada melhor que ter um ambiente decorado e com mais vida através das pinturas e paisagismos. Isso permite que à Escola imprima um pouco da sua identidade visual ao olhar dos alunos que neste local estão inseridos.
Na finalidade de produzir espaços de convivência na escola Carlota Vieira da Cunha, o grupo Pibid com projeto referente a revitalização e pintura, elencou um local para criar este espaço, cujo objetivo é possibilitar ao aluno conviver com espaços preenchidos pela arte produzida por eles mesmos, além de gerar discussões sobre o que a imagem daquele local representa.
Para dar início ao projeto, formamos um grupo de alunos que despertem interesse em participar da atividade de pintura e desenho. Para tanto, esta atividade é piloto, ou seja, foi uma maneira criada para reproduzir experimentalmente um local com mais cor e que representasse algum sentimento. Se a percepção do público em geral sobre a atividade desenvolvida for positiva, novas atividades relacionadas serão propostas durante o ano.
Foto 01: Estudante participante juntamente com os Bolsistas Pibid da Escola Carlota Vieira


Foto 02: Estudante da Escola Carlota Vieira, ampliando imagem para pintura.
Foto 03: Voluntários participantes no projeto, realizando as pinturas dos pneus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário