Por:
Eduardo Janner, Jamile Scapin Eichner e Kaenara Munhoz
Durante
muitos anos se reproduziu um cenário de ensino pautado em um modelo
de uma sociedade capitalista, onde o objetivo principal, é o
consumismo em série e o lucro exagerado por parte de um grupo bem
reduzido da sociedade. Neste contexto, a escola serviu de reprodutora
deste sistema, onde a formação do ser só tem ênfase no âmbito
profissional, deixando de lado a formação pessoal, artística e,
enquanto cidadão, a sua integridade. Verifica-se ainda, que temos
traços cada vez mais fortes deste ensino, e que desta forma está
gerando o que conhecemos ser a “crise de identidade cultural”.
A
Arte de desenhar e pintar é uma das possibilidades que o educando
tem de relacionar-se com o meio social de forma prazerosa. Isso já
foi constatado por muitos projetos sociais brasileiros, que visam a
integração do indivíduo à sociedade. Foi graças a estes projetos
que tem-se conseguido sucesso inclusive afastando muitas crianças e
adolescentes do mundo das incertezas. Por outro lado, observa-se que
é através das diferentes manifestações artísticas que se pode
valorizar e resgatar elementos da cultura no meio em que o indivíduo
está inserido.
Portanto
neste sentido, nada melhor que ter um ambiente decorado e com mais
vida através das pinturas e paisagismos. Isso permite que à Escola
imprima um pouco da sua identidade visual ao olhar dos alunos que
neste local estão inseridos.
Na
finalidade de produzir espaços de convivência na escola Carlota
Vieira da Cunha, o grupo Pibid com projeto referente a revitalização
e pintura, elencou um local para criar este espaço, cujo objetivo é
possibilitar ao aluno conviver com espaços preenchidos pela arte
produzida por eles mesmos, além de gerar discussões sobre o que a imagem daquele local representa.
Para
dar início ao projeto, formamos um grupo de alunos que despertem
interesse em participar da atividade de pintura e desenho. Para
tanto, esta atividade é piloto, ou seja, foi uma maneira criada para
reproduzir experimentalmente um local com mais cor e que
representasse algum sentimento. Se a percepção do público em geral
sobre a atividade desenvolvida for positiva, novas atividades
relacionadas serão propostas durante o ano.
Foto 01: Estudante participante juntamente com os Bolsistas Pibid da Escola Carlota Vieira |
Foto 02: Estudante da Escola Carlota Vieira, ampliando imagem para pintura. |
Foto 03: Voluntários participantes no projeto, realizando as pinturas dos pneus. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário