PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Que elemento sou eu?

Por: Pedro Goulart
         Foi realizada, na noite de 06 de Abril de 2015, no Laboratório da Escola Marques Luz, a atividade prática "Que elemento sou eu?", com as turmas 6A e 6B da totalidade 6 do EJA (turmas equivalentes ao 9º ano do Ensino Fundamental). A prática teve o intuito de ensinar conceitos básicos de utilização da tabela periódica.
         A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos.
A atividade foi dividida em dois momentos, o primeiro com explicações dos Pibidianos e o segundo de aplicação do jogo. O Jogo "Que elemento sou eu?" trata-se de charadas com indicações (nº atômico, período e ou família) de um elemento da tabela periódica. Cabe aos participantes descobrirem de que elemento a charada se trata e escreverem seu símbolo no quadro branco. Para isso as turmas foram divididas em dois grupos (G1 e G2).

1º momento: Os Pibidianos Pedro Goulart e Bruna Barcelos ministraram uma breve explicação sobre como utilizar a Tabela periódica (descobrir se o elemento é um metal, encontrar o seu número atômico, qual seu grupo e seu período), sua origem e curiosidades (Figuras 1 e 2).

Figura 1: Pibidianos Pedro G. e Bruna B. comentando sobre a origem da tabela periódica.
Figura 2: Alunos assistindo a parte inicial da atividade.
 2º momento: Com os alunos divididos em dois grupos, os Pibidianos leram charadas descrevendo um elemento químico. Os alunos procuraram as características na tabela (Figura 3) e escreveram o símbolo do elemento no quadro branco (Figura 4).
Figura 3: Alunos procurando o nº atômico citado para encontrar o elemento.
Figura 4: Alunos respondendo a charada no quadro.
       A procura das características tornou-se meio complicada para as turmas entenderem, por tratar-se de charadas, então, quando não havia entendimento, os pibidianos explicavam as charadas e os alunos (depois de alguns minutos) entendiam e respondiam no quadro de maneira correta (em sua maioria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário