Por: Pedro Goulart
Foi
realizada, na noite de 06 de Abril de 2015, no Laboratório da Escola Marques
Luz, a atividade prática "Que elemento sou eu?", com as turmas 6A e
6B da totalidade 6 do EJA (turmas equivalentes ao 9º ano do Ensino
Fundamental). A prática teve o intuito de ensinar conceitos básicos de
utilização da tabela periódica.
A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos
elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil
para prever as características e propriedades dos elementos químicos.
A atividade foi dividida em dois momentos, o primeiro com
explicações dos Pibidianos e o segundo de aplicação do jogo. O Jogo "Que
elemento sou eu?" trata-se de charadas com indicações (nº atômico, período
e ou família) de um elemento da tabela periódica. Cabe aos participantes
descobrirem de que elemento a charada se trata e escreverem seu símbolo no
quadro branco. Para isso as turmas foram divididas em dois grupos (G1 e G2).
1º momento: Os Pibidianos Pedro Goulart e Bruna Barcelos ministraram uma breve
explicação sobre como utilizar a Tabela periódica (descobrir se o elemento é um
metal, encontrar o seu número atômico, qual seu grupo e seu período), sua
origem e curiosidades (Figuras 1 e 2).
Figura 1: Pibidianos Pedro G. e Bruna B. comentando
sobre a origem da tabela periódica.
Figura 2: Alunos assistindo a parte inicial da
atividade.
2º momento: Com os alunos divididos em dois grupos, os Pibidianos leram charadas
descrevendo um elemento químico. Os alunos procuraram as características na
tabela (Figura 3) e escreveram o símbolo do elemento no quadro branco (Figura
4).
Figura 3: Alunos procurando o nº atômico citado para
encontrar o elemento.
Figura 4: Alunos
respondendo a charada no quadro.
A procura das
características tornou-se meio complicada para as turmas entenderem, por
tratar-se de charadas, então, quando não havia entendimento, os pibidianos
explicavam as charadas e os alunos (depois de alguns minutos) entendiam e respondiam
no quadro de maneira correta (em sua maioria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário