Por: Gabriele Milbradt Glasenapp
De uma maneira lúdica e diferente procura-se ensinar aos educandos sobre
o ciclo hidrológico, trazendo assim os cuidados necessários com os lagos e rios
do lugar onde vivemos. Buscando dessa maneira inserir no âmbito escolar de cada
um deles o real saber sobre todos os benefícios que os cuidados com a água
podem trazer. Contribuindo desta forma com a conscientização sobre as
diferentes formas de ajudar e de preservar a água presente em nosso planeta.
Pensando nesses aspectos, o grupo do PIBID da Escola Carlota Vieira da
Cunha, juntamente com o projeto “Reconstruindo a escola através do
reaproveitamento do lixo e da educação ambiental”, desenvolveu nos dias 21 e 23
de setembro do ano de 2016 uma saída de campo até a Universidade Federal do
Pampa da cidade de São Gabriel, com os alunos do 8º ano, do turno da manhã e da
tarde ( Figuras 1 e 2), que possibilitou aos educandos conhecerem uma maquete
que demonstra o ciclo hidrológico e de onde vem as nascentes dos rios (Figura 3
e 4), e também analisar as diferenças existentes em diferentes pontos de um
mesmo lago (Figuras 5 e 6).
Figura
1: Educandos do 8º ano do turno da manhã com a bolsista-ID Gabriele e as
professoras da escola.
Figura
2: Educandos do 8º ano do turno da tarde com a bolsista-ID Gabriele e as
professoras da escola.
Figura
3: Educandos do 8º ano do turno da manhã recebendo a explicação do professor da
universidade André Copetti sobre ciclos hidrológicos.
Figura 4: Educandos do 8º ano do turno da tarde recebendo a explicação
do professor da universidade André Copetti sobre ciclos hidrológicos.
Figura
5: Educandos do 8º ano do turno da manhã e professor André Coppeti analisando o
oxigênio e a condutividade elétrica das amostras.
Figura
6: Educandos do 8º ano turno da tarde e professor André Copetti analisando a
cor e a turbidez das amostras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário