PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Aprendendo sobre o ciclo hidrostático e os cuidados necessários com os lagos e rios através de uma saída de campo.


 Por: Gabriele Milbradt Glasenapp

De uma maneira lúdica e diferente procura-se ensinar aos educandos sobre o ciclo hidrológico, trazendo assim os cuidados necessários com os lagos e rios do lugar onde vivemos. Buscando dessa maneira inserir no âmbito escolar de cada um deles o real saber sobre todos os benefícios que os cuidados com a água podem trazer. Contribuindo desta forma com a conscientização sobre as diferentes formas de ajudar e de preservar a água presente em nosso planeta.

Pensando nesses aspectos, o grupo do PIBID da Escola Carlota Vieira da Cunha, juntamente com o projeto “Reconstruindo a escola através do reaproveitamento do lixo e da educação ambiental”, desenvolveu nos dias 21 e 23 de setembro do ano de 2016 uma saída de campo até a Universidade Federal do Pampa da cidade de São Gabriel, com os alunos do 8º ano, do turno da manhã e da tarde ( Figuras 1 e 2), que possibilitou aos educandos conhecerem uma maquete que demonstra o ciclo hidrológico e de onde vem as nascentes dos rios (Figura 3 e 4), e também analisar as diferenças existentes em diferentes pontos de um mesmo lago (Figuras 5 e 6).

Figura 1: Educandos do 8º ano do turno da manhã com a bolsista-ID Gabriele e as professoras da escola.

Figura 2: Educandos do 8º ano do turno da tarde com a bolsista-ID Gabriele e as professoras da escola.

Figura 3: Educandos do 8º ano do turno da manhã recebendo a explicação do professor da universidade André Copetti sobre ciclos hidrológicos.

Figura 4: Educandos do 8º ano do turno da tarde recebendo a explicação do professor da universidade André Copetti sobre ciclos hidrológicos.

Figura 5: Educandos do 8º ano do turno da manhã e professor André Coppeti analisando o oxigênio e a condutividade elétrica das amostras.

Figura 6: Educandos do 8º ano turno da tarde e professor André Copetti analisando a cor e a turbidez das amostras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário