Por: Viviane Wallau e
Carine Alves
No dia 15 de agosto de 2016,
desenvolveu-se uma atividade sobre misturas, envolvendo a disciplina de
química, que ocorreu na E.E.E.M João Pedro Nunes. A atividade foi desenvolvida
em duas turmas do 2º ano ensino médio, sendo elas: 200 e 202, e também na turma
do 9º A, sendo esta do ensino fundamental, ambas do turno da manhã.
A atividade possuiu como objetivo
facilitar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo de misturas. Dessa forma,
em um primeiro momento foi desenvolvida uma aula expositivo-dialogada,
utilizando o data show. Durante a aula foi realizada uma revisão para retirada
de dúvidas. Após a breve explicação,
desenvolveu-se uma prática, que consistia em auxiliar os alunos a confeccionarem
misturas homogêneas e heterogêneas. Assim, puderam visualizar as diferentes
fases das misturas, e entender o assunto.
Em um terceiro momento,
depois que os alunos haviam visualizado as misturas confeccionadas e
relacionado com a teoria, foi aplicada uma atividade lúdica, através de um jogo
da memória sobre o conteúdo, misturas.Os alunos foram avaliados com base em seu
comportamento, interesse pelo conteúdo e participação nas atividades propostas.
Considerando-se que grande parte dos discentes corresponderam bem, interagindo
e mostrando interesse durante a aula e o desenvolvimento das atividades
práticas, todos obtiveram um bom conceito.
Fig, 1 - Bolsistas realizando explicação
do conteúdo para a turma 9º A, do ensino fundamental, turno da manhã.
Figs. 2 e 3- Bolsistas-ID realizando
explicação de atividade prática e do jogo da memória, para as turmas 200 e 202.
Fig. 4 – Bolsista-ID auxiliando
alunos da turma 202, durante a
preparação de misturas.
Fig. 5 – Bolsista-ID interagindo com a turma
202, durante o jogo da memória.
Fig. 6- Bolsistas-ID desenvolvendo o
jogo com os alunos da turma 202, do 2º ano do EM, turno manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário