JOGO DIDÁTICO “GAME OF LIFE”
Por
Ana Caroline Machado Gonçalves
No dia 21 de setembro de 2016, foi aplicado
na E.E.E.M. João Pedro Nunes, nas turmas do 2º ano do ensino médio, 200 e 202,
o jogo didático “Game of life”, que tem como foco principal o ensino e fixação
do conteúdo de citologia.
O ensino de citologia, por vezes, parece
difícil tanto para quem ministra as aulas quanto para quem quer aprender. Por
se tratar de um assunto que requer um alto nível de abstração, torna-se um
conteúdo que nem sempre é bem aceito pelos estudantes. Assim, jogos didáticos,
vídeos e aulas expositivas são ferramentas fundamentais e complementares no
processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa realidade, desenvolveu-se o
jogo denominado “Game of life”. O mesmo visa a melhor aprendizagem da Biologia
Geral, principalmente citologia, despertando curiosidade e estimulando o
trabalho em grupo.
Para que fosse possível reproduzí-lo outras
vezes sem dificuldade, utilizou-se basicamente cartolina, papel cartona e
folhas A4.
Fig. 1 –
Tabuleiro do jogo “Game of life”
Fig. 2 – Estudantes da turma 202,
participando do jogo.
Fig. 3 – Estudantes da turma 200, do
2º ano do ensino médio, participando do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário