Por Viviane Wallau
No dia
18 de agosto de 2016, realizou-se uma atividade envolvendo a disciplina de
química, na qual foi abordado o conteúdo
de misturas. A atividade foi desenvolvida na E.E.E.M João Pedro Nunes, onde
trabalhou-se com as turmas 203 e 204, ambas do 2º ano de ensino médio do turno
da tarde.
O objetivo da
aula foi facilitar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo trabalhado. Para
isso utilizou-se métodos mais lúdicos, que possuíam intuito de que os alunos
fixassem o conteúdo com mais facilidade, e também, pudessem visualizar e
relacionar o assunto com materiais do cotidiano. Primeiramente realizou-se uma
aula expositiva- dialogada com auxílio do data show, para que eventuais dúvidas fossem sanadas,
e para realizar uma revisão teórica do
conteúdo, antes da atividade prática. Em um segundo momento, os alunos
confeccionaram misturas, tanto homogêneas como heterogêneas, com utilização de
materiais disponibilizados, como: grãos, álcool, água, óleo de cozinha,
corantes, entre outros. A confecção de misturas foi uma maneira dos alunos
visualizarem na prática as diferentes misturas. Então para concluir a aula e
fixar o conteúdo teórico aplicou-se um jogo da memória sobre misturas.
Os alunos foram avaliados com base em
seu comportamento, interesse pelo conteúdo e participação nas atividades. Grande
parte dos alunos corresponderam bem, interagindo e mostrando interesse durante
a aula, e o desenvolvimento das atividades práticas. Os estudantes mostraram
grande domínio do conteúdo abordado, respondendo corretamente as questões
propostas.
Bolsista
realizando explicação do conteúdo
Alunos
assistindo a explicação
Materiais
utilizados para confecção das misturas
Alunos
observando e confeccionando as misturas
Imagens
5 e 6- Alunos participando do jogo da
memória
Nenhum comentário:
Postar um comentário