Por: Caroline Perceval Paz
No dia 5 de setembro
de 2016, realizou-se uma intervenção com a turma 81 (8º ano, matutino) da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A atividade teve
início com uma aula expositiva de slides (Fig. 1). Logo no início da atividade,
foi mostrado algumas das áreas de trabalho que o biólogo pode seguir, dando
enfoque a uma área que especialmente é muito importante, e às vezes, um pouco
esquecida, a Paleontologia.
Assim, os slides
continham principalmente os primeiros conceitos sobre paleontologia,
classificações de fósseis, como tornar-se um paleontólogo e como é o seu
trabalho.
Foram levados diversos
fósseis (Fig. 2), como amonoide, bivalve, fragmentos do casco de tatu,
esqueleto de peixe, réplicas de dente de tiranossauro e dente de sabre, entre
outros. Levar o material para o tato dos alunos e não deixar a intervenção
apenas presa em fotografias, despertou muito a curiosidade dos estudantes que
olharam todos os fósseis como muita atenção e cuidado.
Também estava em amostra o livro “Museus & Fósseis da Região Sul do Brasil” (Fig.
3), acompanhado de um óculos que possibilitava os alunos verem uma série de
imagens em 3D, que, em especial, os alunos gostaram muito.
Para finalizar, foi
passado o vídeo Marching Dinosaurs - Animated Size
Comparison (Fig. 4), que mostra a grande variedade de espécies de dinossauros.
A intervenção teve o
intuito de mostrar as áreas que o biólogo pode seguir, e valorizar o
profissional da área da Paleontologia. E assim, desmistificar várias coisas
sobre esse tema, que muitas vezes não é muito trabalhado em sala de aula, mas
que os alunos demonstram um grande interesse.
Fig. 1: Bolsista-ID realizando a explicação teórica.
Fig. 2: Material utilizado na prática (fósseis e livro 3D).
Fig. 3: Alunos observando as imagens do livro 3D.
Fig. 4: Apresentação do vídeo
"Marching Dinosaurs - Animated Size Comparison".
Nenhum comentário:
Postar um comentário