PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Montando o Perfil do Solo


Caroline Perceval Paz
No dia 24 de maio de 2017, realizou-se uma intervenção com a turma 61 (6º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

A intervenção teve como assunto o solo. Há uma grande importância de aprofundar o conhecimento sobre o solo. Já que este é um dos recursos naturais de relevante importância, porque além de produzir nosso alimento direta ou indiretamente, ele também recebe água das chuvas que depois emerge nas nascentes e mananciais e consequentemente sustenta a biodiversidade (LEPSCH, I.F. 2010).

A atividade teve início com apresentação de slides (Figuras 1 e 2), que abordava conceitos importantes para a compreensão da atividade. Primeiramente foi discutida a importância do solo, para que ele serve a importância de preservá-lo e dando enfoque para os horizontes do solo, visando que a compreensão da morfologia do solo era um dos objetivos principais da intervenção.

Em um segundo momento foi proposto fazer uma prática sobre horizontes do solo (Figura 3), onde os alunos deveriam dividir-se em 3 grupos e montar o perfil do solo em uma garrafa pet (Figura 4).

A turma mostrou-se muito empolgada para fazer a atividade e foram extremamente participativos. Pediram pra repetir a intervenção, pois disseram gostar muito de mexer com o solo e aprender coisas novas.

Figura 1: Bolsista-ID explanando sobre o solo.

Figura 2: Explicação teórica sobre os horizontes do solo


Figura 3: Alunos montando o perfil do solo.
Figura 4: Alunos com os perfis do solo na garrafa pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário