PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Mural do Mês de Junho


Por Ana Caroline Gonçalves, Denise Rodrigues

      No dia 08 de Junho de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, foi feita a exposição do mural mensal. O mural traz informações sobre as datas comemorativas do mês, tais como a comemoração das tradicionais Festas Juninas, Dia Internacional do Orgulho Gay, Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia e o dia do Doador de Sangue.
      No ano de 2014, a Organização Mundial de Saúde definiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. A data tem como objetivo homenagear, agradecer e incentivar a doação de sangue, que salva diversas vidas anualmente.
       O Dia Internacional do Orgulho Gay foi estabelecido após a rebelião de Stonewall, no ano de 1969, sendo comemorado no dia 28 de junho, em diversos países. Este movimento tem como principal objetivo lutar pelos direitos LGBT, que é o conceito que apoia os gays, lésbicas, bissexuais e homossexuais, a ter orgulho da sua orientação sexual e aceitarem-se.
      No ano de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas do Meio Ambiente, ocorrida em Estocolmo, foi decretado que o dia 05 de junho seria a data em que se comemoraria o Dia Mundial do Meio Ambiente, a fim de conscientizar, sensibilizar e expor a necessidade de dar valor àquilo que nos é oferecido pela natureza.
      As Festas Juninas tem sua comemoração iniciada no dia 12 de junho (véspera de Santo Antônio) e encerram-se no dia 29 de junho (dia de São Pedro). Tem origem pagã, entretanto a Igreja acabou inserindo a estas festas caráter religioso. Foram inseridas na cultura brasileira pelos portugueses no período colonial, tendo desde então sofrido várias alterações devido à influência outras culturas, como a africana. Ainda, pode-se considerar que cada localidade inseriu nestas festas um pouco de sua cultura.

Fig. 1: Mural exposto na escola pelas bolsistas-ID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário