Por Josana Maria
Tiburcio
A disciplina de química é muitas vezes vista pelos
alunos como complexa e abstrata, tornando essencial à busca por novas
metodologias que auxiliem na aprendizagem do aluno, principalmente quando são
conteúdos teóricos em que são poucas as possibilidades de realização de
experimentos. Assim, com um conteúdo como a tabela periódica em que no método
tradicional é priorizada a memorização e a repetição, buscou-se alternar a
metodologia de ensino para que os estudantes explorassem o conteúdo de uma
forma mais aprazível.
No dia 13 de maio foi realizado com a turma 91 da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart o jogo Bingo
Atômico, O conteúdo abordado no jogo é referente a atomística
e tem como objetivo orientar o aluno no uso da tabela periódica para encontrar
as características atômicas dos elementos químicos como número atômico (Z),
número de elétrons (e), número de nêutrons (n) e número de massa. Os elementos
trabalhados no bingo variam de Hidrogênio (H) a Argônio (Ar) e foram escolhidos
assim para facilitar a identificação na tabela periódica e facilitar as
operações matemáticas.
Figura 1- Turma 91 no inicio da atividade.
Figura 2- Alunos jogando o Bingo Atômico.
Figura 3- Bolsista escrevendo no quadro branco o que esta sendo pedido na ficha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário