Intervenção
Densidade de Fluídos
Por: Alice Lemos
Costa
A
atividade ocorreu no dia 29 de Março, com 18 alunos da turma 204, do 2º ano do
ensino médio, no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes. Houve a
participação da professora titular da turma, da disciplina de Física, em
conjunto com a bolsista ID na atividade.
A
primeira etapa foi uma introdução (teoria) sobre o conteúdo, através de slides.
Na segunda etapa, houve a construção do primeiro experimento. O experimento
baseava-se no controle do gás carbônico dentro de uma atmosfera controlada e
reduzida, em nosso caso, usamos a garrafa pet para proporcionar este ambiente.
O gás carbônico desce para o fundo da garrafa, contra a força da gravidade,
pelo fato de ser mais denso que o ar, demostrando assim que a densidade de um
fluído lhe dá identidade comportamental em relação ao meio.
Na
terceira e última etapa da intervenção, construímos o segundo experimento. Em
um recipiente os alunos juntaram água, largaram lentamente o azeite, visualizando
que as partículas de azeite não se misturam com a água. Mesmo chegando até o
fundo do recipiente o azeite sobe, pois é menos denso que a água. Quando as
misturas estavam completamente separadas, os alunos acrescentaram uma colher de
sal no recipiente. O resultado foi uma reação borbulhante do azeite, quando o
sal acrescentado em uma alta quantidade, mais denso do que os outros elementos,
carrega consigo o azeite para o fundo, desesperadamente as partículas de azeite
sobem borbulhando para a superfície da água.
Figura 01. Alunos da turma 204 (2º ano do ensino médio), recebendo a
explicação (teoria) do conteúdo densidade, pela bolsista ID, no laboratório de
ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.
Figura 02. Alunos da turma 204 (2ºano do ensino médio), efetuando em
conjunto com a bolsista ID a etapa com elemento fogo, para a visualização da
cascata de gás carbônico na garrafa pet, no laboratório de ciências da E.E.E.M
João Pedro Nunes.
Figura 03. À esquerda o material utilizado pelos educandos para
elaboração do experimento 2, sobre densidade de fluídos. Ao centro os alunos da
turma 204 (2º ano do ensino médio), efetuando a etapa do sal e à direita os
alunos em parceria com a bolsista ID, efetuando a etapa do azeite, no
laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário