PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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domingo, 8 de maio de 2016

Simulando o processo de fossilização

Por Josana Maria Tiburcio

Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.
No dia 26 de abril de 2016 foi realizada a intervenção simulando o processo de fossilização com duas turmas do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. Para introdução do assunto foi passado o vídeo “O Mundo de Beakman – Fósseis” e logo após, ocorreu à construção dos fósseis, os materiais utilizados são simples e de fácil acesso, como: gesso, água, colher de sopa, pratos, colheres e potinhos de plástico, óleos, folhas de plantas variadas e brinquedinhos. Os alunos foram divididos em grupos de três a quatro pessoas, e seguiram a metodologia: para começar cada grupo pegou um potinho e colher, no potinho foi colocada a medida de duas colheres de sopa de gesso e a quantidade necessária de água para que o gesso adquirisse a consistência pastosa, logo após esse processo a mistura foi passada para um prato de plástico e os alunos escolheram um objeto que estava exposto da bancada para fixar no gesso. Antes de fixar foi necessário pincelar óleo no objeto, para facilitar a hora da remoção, após esses processos a peça foi deixada no laboratório durante uma semana para que ficasse completamente seca. Depois de desinformada os fósseis fabricados pelos alunos foram expostos na escola.

A intenção desta prática é mostrar para os alunos que os fósseis são de extrema importância para o estudo do passado de nosso planeta, através deles podemos estudar acontecimentos, interações e como eram os organismos que existiram há milhões e até bilhões de anos atrás.

Figuras 1 – Turma 61 assistindo ao vídeo “O mundo de Beakman – Fósseis”.

Figura 2 – Alunas colocando o gesso no prato para fixação do objeto.

Figura 3- Material exposto na bancada para escolha do aluno na construção dos fósseis.

Figura 4 – Fósseis no laboratório para completa secagem.

Figura 5 - Fósseis fabricados pelos alunos.

Figura 6 – Exposição dos fósseis na escola


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