Por Josana Maria
Tiburcio
Fósseis são restos ou vestígios preservados de
animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou
partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas
formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A
palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que
significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a
Paleontologia.
No
dia 26 de abril de 2016 foi realizada a intervenção simulando o processo de
fossilização com duas turmas do 6° ano da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Presidente João Goulart. Para introdução do assunto foi passado o
vídeo “O Mundo de Beakman – Fósseis” e logo após, ocorreu à construção dos
fósseis, os materiais utilizados são simples e de fácil acesso, como: gesso,
água, colher de sopa, pratos, colheres e potinhos de plástico, óleos, folhas de
plantas variadas e brinquedinhos. Os alunos foram divididos em grupos de três a quatro pessoas, e
seguiram a metodologia: para começar cada grupo pegou um potinho e colher, no
potinho foi colocada a medida de duas colheres de sopa de gesso e a quantidade
necessária de água para que o gesso adquirisse a consistência pastosa, logo
após esse processo a mistura foi passada para um prato de plástico e os alunos
escolheram um objeto que estava exposto da bancada para fixar no gesso. Antes
de fixar foi necessário pincelar óleo no objeto, para facilitar a hora da
remoção, após esses processos a peça foi deixada no laboratório durante uma
semana para que ficasse completamente seca. Depois de desinformada os fósseis
fabricados pelos alunos foram expostos na escola.
A
intenção desta prática é mostrar para os alunos que os fósseis são de extrema
importância para o estudo do passado de nosso planeta, através deles podemos
estudar acontecimentos, interações e como eram os organismos que existiram há
milhões e até bilhões de anos atrás.
Figuras
1 – Turma 61 assistindo ao vídeo “O mundo de Beakman – Fósseis”.
Figura
2 – Alunas colocando o gesso no prato para fixação do objeto.
Figura
3- Material exposto na bancada para escolha do aluno na construção dos fósseis.
Figura
4 – Fósseis no laboratório para completa secagem.
Figura
5 - Fósseis fabricados pelos alunos.
Figura 6 – Exposição dos fósseis na escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário