PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ciclo das Rochas

Intervenção Ciclo das Rochas

Por: Alice Lemos Costa

A atividade ocorreu entre os dias 28 e 29 de Março, desenvolvida com 16 alunos da turma 9ºC, do nono ano do ensino fundamental, e com 19 alunos da turma 9º D,  também do nono ano do ensino fundamental. Foram atendidos com a mesma atividade, o 1º ano do ensino médio: 18 alunos da turma 102, 17 alunos da turma 103; e do segundo ano do  ensino médio: 26 alunos da turma 203  e 22 alunos da turma 204. Realizada na E.E.E.M João Pedro Nunes.
As turmas foram levadas ao laboratório de ciências da escola, onde ocorreram todas as atividades relacionadas à intervenção. Primeiramente os alunos obtiveram uma introdução do conteúdo, por visualização de slides, onde todo o material foi disponibilizado em uma folha, que os alunos anexaram em seus cadernos. Durante a explicação os alunos puderam pegar, apalpar e visualizar todos os tipos de rochas dispostas em cima da mesa e que constavam na explicação. Diferenciaram rochas ígneas ou magmáticas de rochas sedimentares e metamórficas, fazendo uma distinção e demostrando compreensão dos diferentes processos de formações rochosos.

Completando as etapas entramos na segunda e ultima fase de intervenção, iniciamos o jogo ciclo das rochas. O jogo é composto por um único tabuleiro, três peões, um dado e 30 cartões-resposta (10 para cada peão). Toda a turma se uniu em torno das mesas, que foram unidas. Mesmo sentados em um grande grupo, dividiu-se três sub-grupos; o grupo verde: representando rochas metamórficas, o grupo azul: representando rochas sedimentares e o grupo vermelho: representando rochas ígneas ou magmáticas.


Figura 01. À esquerda, alunos da turma 203 (2º ano do ensino médio), ao centro alunos da turma 204 (2º ano do ensino médio). À direita alunos do 9ºC (9º ano do ensino fundamental), em conjunto com a bolsista ID; recebendo explicações e trabalhando com o material rochoso, disponibilizado no laboratório da E.E.E.M João Pedro Nunes.


Figura 02. À esquerda alunos das turmas 102 e 103 (1º ano do ensino médio), em conjunto com a professora de geografia e a bolsista ID, ao centro alunos da turma 203 (2º ano do ensino médio), e à direita alunos da turma 204, (2º ano do ensino médio); recebendo explicações do conteúdo através de slides, pela bolsista ID, no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.


Figura 03. À esquerda, alunos da turma 204 (2º ano do ensino médio), ao centro alunos da turma 9ºC (9º ano do ensino fundamental), e à direita alunos do 9ºD (9º ano do ensino fundamental), em conjunto com a bolsista ID; efetuando etapas em grupo do jogo ciclo das rochas, no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário