Intervenção Ciclo das Rochas
Por:
Alice Lemos Costa
A
atividade ocorreu entre os dias 28 e 29 de Março, desenvolvida com 16 alunos da
turma 9ºC, do nono ano do ensino fundamental, e com 19 alunos da turma 9º D, também do nono ano do ensino fundamental.
Foram atendidos com a mesma atividade, o 1º ano do ensino médio: 18 alunos da
turma 102, 17 alunos da turma 103; e do segundo ano do ensino médio: 26 alunos da turma 203 e 22 alunos da turma 204. Realizada na
E.E.E.M João Pedro Nunes.
As
turmas foram levadas ao laboratório de ciências da escola, onde ocorreram todas
as atividades relacionadas à intervenção. Primeiramente os alunos obtiveram uma
introdução do conteúdo, por visualização de slides, onde todo o material foi
disponibilizado em uma folha, que os alunos anexaram em seus cadernos. Durante
a explicação os alunos puderam pegar, apalpar e visualizar todos os tipos de
rochas dispostas em cima da mesa e que constavam na explicação. Diferenciaram
rochas ígneas ou magmáticas de rochas sedimentares e metamórficas, fazendo uma
distinção e demostrando compreensão dos diferentes processos de formações
rochosos.
Completando
as etapas entramos na segunda e ultima fase de intervenção, iniciamos o jogo
ciclo das rochas. O jogo é composto por um único tabuleiro, três peões, um dado
e 30 cartões-resposta (10 para cada peão). Toda a turma se uniu em torno das
mesas, que foram unidas. Mesmo sentados em um grande grupo, dividiu-se três
sub-grupos; o grupo verde: representando rochas metamórficas, o grupo azul:
representando rochas sedimentares e o grupo vermelho: representando rochas
ígneas ou magmáticas.
Figura
01. À esquerda, alunos da turma 203 (2º ano do ensino médio), ao centro alunos
da turma 204 (2º ano do ensino médio). À direita alunos do 9ºC (9º ano do ensino
fundamental), em conjunto com a bolsista ID; recebendo explicações e
trabalhando com o material rochoso, disponibilizado no laboratório da E.E.E.M
João Pedro Nunes.
Figura
02. À esquerda alunos das turmas 102 e 103 (1º ano do ensino médio), em
conjunto com a professora de geografia e a bolsista ID, ao centro alunos da
turma 203 (2º ano do ensino médio), e à direita alunos da turma 204, (2º ano do ensino
médio); recebendo explicações do conteúdo através de slides, pela bolsista ID,
no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.
Figura
03. À esquerda, alunos da turma 204 (2º ano do ensino médio), ao centro alunos
da turma 9ºC (9º ano do ensino fundamental), e à direita alunos do 9ºD (9º ano do ensino fundamental), em conjunto com a bolsista ID; efetuando etapas em grupo
do jogo ciclo das rochas, no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro
Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário