PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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terça-feira, 31 de maio de 2016

Adulteração do leite

Por: Alexia Menezes e Suelen Mattoso

No mês de maio de 2016, foi desenvolvido com os alunos do Clube de Ciências EcoPoli, uma atividade na qual o principal objetivo era aplicar o método científico como coadjuvante do processo ensino-aprendizagem, estimulando a produtividade científica dos alunos.
Para isso, foram apresentadas aos alunos algumas notícias retiradas da internet sobre leite adulterado no Rio Grande do Sul. Após a leitura e discussão dessas notícias os alunos elaboraram uma pergunta para seu experimento: “Por que são usadas essas substâncias (formol, uréia, água sanitária...) no leite?”
Para responder a esta pergunta os alunos testaram 7 hipóteses, com a finalidade de verificar a qualidade do leite adicionando uréia, formol, água sanitária, soda cáustica (NaOH), água oxigenada(H2O2), bicarbonato de sódio (NaHCO3) e água (H2O). Para este experimento foram necessários 8 recipientes de vidro(tubos de ensaio) com 20ml de leite natural. Em cada um dos 7 recipientes foi adicionada uma medida de formol, água sanitária,  uréia, soda cáustica, água oxigenada, bicarbonato de sódio, para o controle, utilizou-se o mesmo volume de leite sem adição de nenhum elemento. O leite foi ser aferido quanto a textura, cor e pH, no primeiro dia e após três dias.

Após os três dias foram observados os resultados obtidos, e elaborada uma apresentação do experimento, para ministrar uma oficina na 4º Semana do Meio Ambiente da Escola Poli.

Figura 1: Alunos do Clube de Ciências EcoPoli, do turno da tarde, testando as hipóteses para experimento.

Figura 2: Alunos do Clube de Ciências EcoPoli, dos turnos manhã e tarde, preparando a oficina sobre o experimento adulteração do leite para apresentar na 4º Semana do Meio Ambiente do Poli.

Figura 3: Alunos e bolsistas ID que apresentaram a oficina na 4º Semana do Meio Ambiente do Poli.


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