Por Maria Teresa Iturres
No dia 12 de abril de 2016 os alunos das
turmas 100, 101,102 e 103 do ensino médio da Escola João Pedro Nunes
participaram da prática “A quase lâmpada de lava” (e mesma atividade havia sido
realizada no dia 3 de Maio com os alunos do 9ºB do ensino fundamental). A
prática tinha o fim de observar e compreender densidades e misturas, com
materiais simples, do cotidiano dos alunos, como óleo, água e pastilha
efervescente. Após a realização da intervenção, os alunos responderam algumas
perguntas sobre ela, com intuito de saber se a prática havia sido esclarecedora.
Para o início da atividade, foi solicitado a
um aluno que colocasse água no recipiente, guache, o que deixou a água vermelha.
Em seguida, outro aluno colocou óleo, onde já foi verificada a diferença da
densidade entre os componentes do sistema. Na sequência, foi adicionada a
pastilha efervescente (sonrisol), o que imediatamente fez com que bolhas vermelhas
ultrapassassem a camada de óleo, liberando o gás carbônico. Foi percebido pelos
alunos que as bolhas “carregavam” consigo um tanto de água, pois depois da
liberação do CO2, essas gotículas de água vermelhas retornavam ao
fundo do recipiente.
Fig. 1 Alunos do 9ºB, bolsista ID e Professora regente,
no início da prática.
|
Fig. 2 Bolsista ID orientando os alunos da turma 101.
|
Fig.3 Alunos da turma 101 realizando a prática,
juntamente com a bolsista ID Alexia.
|
Fig. 4 Alunos da turma 103 adicionando os produtos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário