PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 19 de junho de 2016


Semana do Meio Ambiente: Jogo do Tabuleiro



Por: Caroline Perceval Paz


No dia 03 de junho de 2016, realizou-se o Jogo do Tabuleiro com as turmas 61, 62 e 63 (6º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. Para a semana do meio ambiente, foram propostas diversas atividades, dentre elas um jogo de tabuleiro com objetivo de conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Para a realização do jogo, cada turma foi divida em dois grupos, metade correspondia a um tabuleiro de cor azul e a outra metade de cor verde, que foram dispostos na quadra de esportes da escola. Em cada tabuleiro haviam 9 casas e 25 perguntas, que seriam sorteadas para os grupos responderem. Conforme acertava, o grupo avançava uma casa, caso errassem este permanecia no mesmo lugar e a pergunta era repassada ao outro grupo.

Nas várias perguntas realizadas, estava em pauta assuntos como efeito estufa, extinção, fontes de energias renováveis, lixo, maneiras de ajudar o meio ambiente e também o que pode prejudicá-lo.

Os estudantes foram em geral muito participativos, divertiram-se com a competição e mostraram-se conhecedores do assunto (Figuras 1 e 2). A atividade foi significativa para verificar o entendimento dos estudantes sobre esse tema tão importante e que é muito discutido atualmente. Também ajudou a estimular a conscientização sobre a importância do meio ambiente e a maneira como cada um pode contribuir para melhorá-lo.






Figuras 1 e 2: Alunos dos 6º anos participando do Jogo do Tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário