PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 25 de junho de 2016

Misturas homogêneas e misturas heterogêneas

Por Josana Maria Tiburcio

No nono ano do ensino fundamental o conteúdo programático aborda assuntos relacionados à Física e a Química, e um dos temas visto na parte de Química são substâncias puras e misturas. Na teoria essa é uma parte considerada fácil para os professores, porém, muitos alunos possuem dificuldade em entender, e essa dificuldade em aprender Química são atribuídas ao não significado ou validade do assunto em suas vidas. Muitos autores defendem a visão de que aprender é relacionar e quanto mais se relaciona, mais se aprende de forma significativa e se os conteúdos não são contextualizados, estes se tornam distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos.

Com o intuito de deixar essa parte da disciplina mais atraente e mais sólida, no dia 10 de junho foi realizada uma aula prática sobre misturas homogêneas e heterogêneas, na turma 91 da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Presidente João Goulart, utilizando materiais de fácil acesso e pertencentes ao cotidiano dos alunos como: água, óleo de soja, sal de cozinha, gasolina, vinagre, álcool e areia. Os alunos seguiram um protocolo pré- estabelecidos de misturas, e depois através da observação julgaram-nas como misturas homogêneas ou heterogêneas (Figuras 1, 2 e 3).

Figura 1- Aula teórica sobre substâncias puras e misturas.

Figura 2 – Alunos observando as misturas.


Figura 3 – Aluna misturando areia e água para observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário