Por Josana Maria Tiburcio
No nono ano do ensino fundamental o conteúdo programático aborda
assuntos relacionados à Física e a Química, e um dos temas visto na parte de
Química são substâncias puras e misturas. Na teoria essa é uma parte
considerada fácil para os professores, porém, muitos alunos possuem dificuldade
em entender, e essa dificuldade em aprender Química são atribuídas ao não
significado ou validade do assunto em suas vidas. Muitos autores defendem a
visão de que aprender é relacionar e quanto mais se relaciona, mais se aprende
de forma significativa e se os conteúdos não são contextualizados, estes se
tornam distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a
motivação dos alunos.
Com o intuito de deixar essa parte da disciplina mais atraente e mais
sólida, no dia 10 de junho foi realizada uma
aula prática sobre misturas homogêneas e heterogêneas,
na turma 91 da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Presidente João Goulart, utilizando
materiais de fácil acesso e pertencentes ao cotidiano dos alunos como: água,
óleo de soja, sal de cozinha, gasolina, vinagre, álcool e areia. Os alunos
seguiram um protocolo pré- estabelecidos de misturas, e depois através da
observação julgaram-nas como misturas homogêneas ou heterogêneas (Figuras 1, 2
e 3).
Figura 1- Aula
teórica sobre substâncias puras e misturas.
Figura
2 – Alunos observando as misturas.
Figura 3 – Aluna misturando
areia e água para observação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário