Densidade de Fluídos Parte II
Por: Alice Lemos
Costa
A
atividade ocorreu no dia 03 de Maio de 2016, com 13 alunos da turma 102, do 1º
ano do ensino médio, no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes. A primeira
etapa foi uma introdução (teoria) sobre o conteúdo, através de slides. Na
segunda etapa, houve a construção do primeiro experimento, que se baseava no
controle do gás carbônico dentro de uma atmosfera controlada e reduzida, em
nosso caso, usamos a garrafa pet para proporcionar este ambiente. O gás
carbônico desce para o fundo da garrafa, contra a força da gravidade, pelo fato
de ser mais denso que o ar, demonstrando assim que a densidade de um fluído lhe
dá identidade comportamental em relação ao meio.
Na
terceira e última etapa da intervenção, construímos o segundo experimento. Em
um recipiente os alunos juntaram água, despejaram lentamente o azeite,
visualizando que as partículas de azeite não se misturam com a água. Mesmo
chegando até o fundo do recipiente o azeite sobe, pois é menos denso que a
água. Quando as misturas estavam completamente separadas, os alunos
acrescentaram uma colher de sal no recipiente. O resultado foi uma reação
borbulhante do azeite, quando o sal acrescentado em uma alta quantidade, mais denso
do que os outros elementos, carrega consigo o azeite para o fundo,
desesperadamente as partículas de azeite sobem borbulhando para a superfície da
água.
Figura 01. Alunos da turma 102 (1º ano do ensino médio), efetuando o
experimento de modulação de fluídos gasosos em garrafa pet, orientados pela
bolsista ID, no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.
Figura 02. Alunos da turma 102(1ºano do ensino médio), efetuando as
etapas do experimento densidade de fluídos líquidos, no laboratório de ciências
da E.E.E.M João Pedro Nunes.
Figura 03. Alunos da turma 102(1º ano do ensino médio), efetuando a etapa
do sal e a seguir observando a reação do azeite, no laboratório de ciências da
E.E.E.M João Pedro Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário