Por Suelen Mattoso
Ao conhecer a
biodiversidade que existe no ambiente por causa da presença de répteis e
anfíbios, os seres-humanos possuem o dever de valorizar estes seres vivos, estabelecendo
o equilíbrio em termos de ambiente ao repassar o saber para outras pessoas. De
forma que estas não prejudiquem a vida dos anfíbios e répteis, visto que ambos
são indispensáveis para a manutenção do fluxo de energia das cadeias alimentares
Tendo em
mente a preservação do meio ambiente,, é importante conscientizar as pessoas de
quais são os animais realmente perigosos, ou seja, os animais peçonhentos e
como prevenir e tratar os acidentes causados por eles.
Os acidentes ofídicos têm importância médica
em virtude de sua grande frequência e gravidade. A padronização atualizada de
condutas de diagnóstico e tratamento dos acidentados é imprescindível, pois as
equipes de saúde, com frequência considerável, não recebem informações desta
natureza durante os cursos de graduação ou no decorrer da atividade
profissional.
Sabendo da importância deste assunto foi proposta a atividade “Conhecendo para
preservar”, partindo do desejo
de reforçar a importância de conhecer a diversidade de
répteis e anfíbios do pampa gaúcho. Isso fará com que os estudantesreconheçam a
importância dos répteis e anfíbios para o meio ambiente, conheçam
os procedimentos corretos em caso de acidente com animais peçonhentos e entendam
a diferença entre animal peçonhento e venenoso. Só assim irãoperceber a
importância destes para o meio ambiente.
Com o auxílio de um projetor, foi realizada
uma palestra e conversação sobre estes animais, sua importância, ocorrência,
habitat, procurando desmistificar lendas e crendices a respeito dos mesmos,
além de explicar como agir em caso de acidentes e como também os prevenir. (Imagens 1 e 2)
No
momento da discussão sobre o tema pudemos observar que os educandos fizeram um
exercício de reflexão. A maioria dos discentes se mostrou bastante interessada,
com opiniões consistentes, trazendo também histórias vividas e muitas perguntas
e curiosidades. Foi visível a evolução
de alguns alunos durante a atividade, pois os mesmos, ao início da atividade,
acreditavam em muitos mitos relacionados a estes animais e muitos também
mostraram não saber como lidar com acidentes. E no decorrer da atividade,
acabaram se interessando e participando, conseguiram esclarecer dúvidas e
aprender as formas corretas de prevenção e como agir em casos mais graves.
Imagens 1 e 2 - Bolsista ministrando a palestra para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário