PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 26 de junho de 2016

CONHECENDO PARA PRESERVAR: RÉPTEIS E ANFÍBIOS E ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Por Suelen Mattoso
Ao conhecer a biodiversidade que existe no ambiente por causa da presença de répteis e anfíbios, os seres-humanos possuem o dever de valorizar estes seres vivos, estabelecendo o equilíbrio em termos de ambiente ao repassar o saber para outras pessoas. De forma que estas não prejudiquem a vida dos anfíbios e répteis, visto que ambos são indispensáveis para a manutenção do fluxo de energia das cadeias alimentares
            Tendo em mente a preservação do meio ambiente,, é importante conscientizar as pessoas de quais são os animais realmente perigosos, ou seja, os animais peçonhentos e como prevenir e tratar os acidentes causados por eles.
Os acidentes ofídicos têm importância médica em virtude de sua grande frequência e gravidade. A padronização atualizada de condutas de diagnóstico e tratamento dos acidentados é imprescindível, pois as equipes de saúde, com frequência considerável, não recebem informações desta natureza durante os cursos de graduação ou no decorrer da atividade profissional.
Sabendo da importância deste assunto foi proposta a atividade “Conhecendo para preservar”, partindo do desejo de reforçar a importância de conhecer a diversidade de répteis e anfíbios do pampa gaúcho. Isso fará com que os estudantesreconheçam a importância dos répteis e anfíbios para o meio ambiente, conheçam os procedimentos corretos em caso de acidente com animais peçonhentos e entendam a diferença entre animal peçonhento e venenoso. Só assim irãoperceber a importância destes para o meio ambiente.
Com o auxílio de um projetor, foi realizada uma palestra e conversação sobre estes animais, sua importância, ocorrência, habitat, procurando desmistificar lendas e crendices a respeito dos mesmos, além de explicar como agir em caso de acidentes e como também os prevenir. (Imagens 1 e 2)
                   No momento da discussão sobre o tema pudemos observar que os educandos fizeram um exercício de reflexão. A maioria dos discentes se mostrou bastante interessada, com opiniões consistentes, trazendo também histórias vividas e muitas perguntas e curiosidades. Foi visível  a evolução de alguns alunos durante a atividade, pois os mesmos, ao início da atividade, acreditavam em muitos mitos relacionados a estes animais e muitos também mostraram não saber como lidar com acidentes. E no decorrer da atividade, acabaram se interessando e participando, conseguiram esclarecer dúvidas e aprender as formas corretas de prevenção e como agir em casos mais graves.

Imagens 1 e 2 - Bolsista ministrando a palestra para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário