PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Fenômenos Naturais

Fenômenos naturais


Por: Jessica Queretti


No dia 17 junho, realizou-se uma atividade sobre Fenômenos Naturais com as turmas 61 e 63 (6° anos) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, a pedido da professora Stefânia, com o intuito de relembrar e fixar o conteúdo teórico, transmitido pela professora.
O conteúdo teórico foi passado pela professora em aulas anteriores, e ao término deste foi realizada a intervenção. Em um primeiro momento levou-se os alunos da turma 61 primeiramente, e em seguida os alunos da 63, para o laboratório de ciências/ sala de leitura da Escola. Iniciamos a atividade passado slides contendo alguns fenômenos naturais, destacando-se os mais comuns, com explicações e imagens (Figuras 1 e 2).
Em um segundo momento, foi transmitido um vídeo “24 fenômenos naturais desconhecidos”, que relatava 24 fenômenos incomuns que raramente são vistos (Figura 3). Esse foi passado com o intuito de curiosidade e aprofundamento de conhecimento.
Após o vídeo, poucos alunos fizeram perguntas, destacando-se a turma 63, que foi mais participativa e demonstrou mais interesse que a turma 61. Ao final da aula foram acrescentadas algumas curiosidade e informações pela professora, compartilhando experiências e conhecimentos, além de tirar algumas dúvidas sobre mitos comentados pelos alunos durante a atividade.
A atividade foi bem significativa, visto que os estudantes participaram, trouxeram informações e ficaram encantados com o vídeo, demonstrando interesse.
 
Figura 1: Estudantes visualizando a apresentação em slides.




Figura 2: Bolsista-ID explicando um dos fenômenos apresentado nos slides: Efeito estufa.
Figura 3: Sangue no gelo - um dos 24 fenômenos apresentado no vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário