PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 21 de junho de 2016

Aprendendo a cuidar do meio ambiente através de histórias

Aprendendo a cuidar do meio ambiente através de histórias


Por: Jessica Queretti


No dia 09 de junho, realizou-se uma atividade sobre o meio ambiente com a turma 22 (2° ano do turno da tarde) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de demonstrar a importância da preservação do meio ambiente, de forma que eles pudessem observar melhor as medidas que podem ser tomadas para preservação do ambiente.
Os alunos foram levados para o laboratório de ciências/ sala de leitura da Escola e dispostos em círculo (Figura 1), para apresentação de duas histórias sobre o meio ambiente: “Clara a pequena guardiã da natureza” e “Não afunde no lixo”. A primeira história teve como objetivo ensinar a importância do descarte correto de lixo, e o cuidado que devemos ter em relação ao descarte inadequado de lixos pela cidade. Já na segunda história, o objetivo foi ressaltar a importância de não jogar lixo nas ruas, separar de forma correta, conscientizar os amigos e conhecidos da preservação do meio ambiente, espalhar cartazes e informações, entre outras medidas de conscientização sobre a higiene ambiental.
Após os contos, foram realizadas perguntas sobre as histórias, e até mesmo medidas a serem tomadas para que eles possam ajudar o meio ambiente. Além das respostas, ouvimos experiências vivenciadas pelos estudantes, que foram divididas com a turma.
A atividade foi bem significativa, visto que os estudantes participaram, trouxeram informações e responderam as perguntas de forma correta.

Figura 1: Estudantes se preparando para a hora da história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário