PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

H1N1

H1N1

Por: Alice Lemos Costa

Ocorreu no dia 16 de junho de 2016, na E.E.E.M João Pedro Nunes, a palestra H1N1. A atividade abrangeu 26 alunos do 3° ano e 31 alunos do 4° ano do ensino fundamental.
Inicialmente foi explicado aos discentes o que é uma palestra, a seguir efetuou-se uma introdução sobre o tema abordado H1N1, visando obter dos alunos o que eles sabiam e entendiam sobre este assunto tão polêmico. Com o auxílio do material didático data show, foi possível demonstrar para os alunos o que é um vírus, onde adotando a técnica abstrata de projetar um círculo no quadro, pedir para que cada aluno escreva o seu nome dentro dele; a seguir assimilar que o círculo é uma célula e cada nome escrito é um vírus; os discentes interligaram a ponte do conhecimento que: uma célula pode ser habitada por vários vírus ao mesmo tempo.
Foi exposto através de figuras reais do cotidiano, como ocorre o contágio viral em humanos, através das partículas de fluídos corporais expelidos na forma de espirros e tosse. O contágio pela superfície foi contextualizado pelo aperto de mãos, beijos, abraços e até mesmo na utilização de objetos, como o bebedouro e materiais escolares.
Formas de prevenção contra o contágio foram ensinadas, como a maneira correta de tossir com o braço na frente da boca e não as mãos; lavar as mãos após tossir ou espirrar, e quando possível utilizar lenços descartáveis; não compartilhar objetos pessoais como materiais escolares; utilizar garrafas de água e não o bebedouro para evitar possíveis contaminações; arejar o ambiente sempre com janelas e portas abertas e evitar aglomerações, foram alguns dos tópicos expostos na palestra.
Os alunos dialogaram, relatando suas experiências pessoais, sanaram dúvidas sobre a doença, abordaram temas como a vacinação, onde nem todos conseguiram a vacina pelo sistema único de saúde. Relataram casos da doença já ocorrida em suas famílias, e sintomas vistos em seus familiares e amigos.
No encerramento da atividade, foi disponibilizado aos discentes uma cartilha com os seguintes temas trabalhados na palestra: o que é H1N1, formas de contágio da H1N1, sintomas da H1N1 e métodos contraceptivos de prevenção da H1N1. Na cartilha os alunos utilizaram o espaço destinado para desenhar o que foi entendido da palestra. O objetivo da cartilha é a sua chegada à casa dos alunos, juntamente ao que eles compreenderam, para que haja um repasse deste conhecimento à comunidade.



Figura 01: a cima alunos do 3° ano, a baixo alunos do 4° ano; ambos do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, efetuando a prática da escrita de seus nomes em um círculo. Nesta técnica os alunos puderam ter uma ideia de como é possível que vários vírus habitem uma mesma célula.





Figura 02: a cima alunos do 3° ano, a baixo alunos do 4° ano; ambos do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, efetuando o desenho na cartilha do que  foi compreendido na palestra.





Figura 03: a cima desenhos do 3° ano, a baixo desenhos do 4° ano; efetuados na cartilha pelos alunos do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, onde foi expresso individualmente o que cada um aprendeu na palestra.





Figura 04: Alunos do 3°ano do ensino fundamental da E.E.E.M. João Pedro Nunes, reunidos para a palestra da H1N1, realizada pela bolsista ID.






Figura 05: Alunos do 4° ano do ensino fundamental da E.E.E.M. João Pedro Nunes, reunidos para a palestra da H1N1, realizada pela bolsista ID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário