PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 21 de junho de 2016

Semana do Meio Ambiente: Plantio de mudas

Semana do Meio Ambiente: Plantio de mudas


Por: Jessica Queretti


No dia 02 de junho, realizou-se uma atividade de plantio de mudas em comemoração a semana do meio ambiente com as turmas dos 2º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de demonstrar a importância da preservação do meio ambiente, de forma prática, para melhor entendimento dos estudantes.
Levou-se uma turma de cada vez para uma área externa do colégio, onde foram autorizadas as plantações. Em seguida houve uma explicação sobre o meio ambiente, a importância de sua preservação e as formas que poderíamos ajudá-lo e até mesmo prejudicá-lo.
Na sequência, cavou-se alguns buracos no solo, onde os estudantes realizaram o plantio das mudas (Figura 1). Houve bastante entusiasmo, principalmente pela presença de minhocas na terra, causando agitos e curiosidades nos estudantes.
Após o plantio, conversamos sobre a importância de criar um ambiente arborizado, os seus benefícios para os seres humanos e os prejuízos que a falta de ambientes naturais causam nas cidades (Figura 2). Ao final, perguntou-se aos estudantes se iriam cuidar das plantinhas, e a maioria respondeu em coro “sim”.
A atividade foi bem significativa, visto que os estudantes participaram com bastante entusiasmo, animação e troca de informações.




Figura 1: Estudantes plantando uma das mudas.
Figura 2: Estudantes observando a plantação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário