PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Clube de Ciências - Trabalhando com Heredogramas.

Autor: Josana Maria Tiburcio
Um heredograma expressa a estrutura de uma família por várias gerações. Representa os indivíduos, as uniões conjugais, a ascendência de um indivíduo, e sua descendência familiar. Na sala de aula é comum o professor propor aos estudantes a representação de sua família, na forma de desenho livre ou de uma árvore genealógica. Os desenhos acabam sendo atividades ilustrativas e pontuais. Quanto às árvores genealógicas, elas são estruturadas simulando o desenvolvimento de uma planta. E muitas ocasiões é uma analogia controversa, uma vez que quase sempre os jovens estão no tronco e não nos ramos das plantas.
Nas aulas de Ciências um estudante é estimulado a compreender a sequência cronológica dos fenômenos como o crescimento, o desenvolvimento das flores, frutos e sementes. Isto a leva concluir que o tronco de uma árvore é mais velho que os ramos. Assim, a permanência da analogia com árvores para representar a famílias pode acarretar o entendimento precário tanto a respeito da estrutura familiar quanto ao desenvolvimento da planta. Esta atividade didática teve como objetivo aproximar os integrantes do Clube de Ciências, aos padrões internacionais de representação de famílias por heredogramas. Pretendeu-se abordar tópicos acerca da estrutura familiar por meio de linguagem gráfica.

A atividade foi realizada durante alguns encontros no mês de junho e julho com os alunos que integram o Clube de Ciências da Escola Municipal Presidente João Goulart. Para compor a estrutura de um heredograma, foi apresentada uma sequência didática que incluiu uma história infantil “Menina bonita do laço de fita” (Fig.1), desenhos e material de apoio para facilitar o trabalho do docente. Inicialmente as crianças representaram sob forma de heredograma a família do coelho presente na história (Fig. 2 e 3) e, posteriormente, construíram o heredograma de suas famílias (Fig. 4 e 5).
Figura 1 – Livro “Menina bonita do laço de fita”

 Figura 2- Heredograma da família do coelho construído pelo aluno William.

Figura 3- Heredograma da família do coelho construído pelo aluno Éric

Figura 4- Heredograma familiar do aluno Éric.

Figura 5- Heredograma familiar do aluno William.

Nenhum comentário:

Postar um comentário