PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Semana do meio ambiente : Oficina de Movimento e expressão corporal.


Por: Andressa Xavier, Suziane Barcellos  e Ana Vitória Barbosa
A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Gardner, tem como objetivo propor que cada ser humano possui sua inteligência comum; estabelecendo em si ,vários tipos de inteligências. São elas: a Inteligência lógico-matemática, a Inteligência lingüística, a  Inteligência musical, a Inteligência espacial,  a Inteligência interpessoal, a Inteligência intrapessoal, a  Inteligência naturalista.
E a inteligência desenvolvida durante a oficina  foi a cinestésico-corporal, que se manifesta na linguagem gestual e mímica. Para o desenvolvimento e estímulo da mesma, são necessárias brincadeiras que estimulem o esquema corporal, a coordenação motora e  equilíbrio dinâmico e estático.
Pensando nisso, o grupo PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha,  desenvolveu no dia 10 de junho de 2016 uma oficina sobre movimento e expressão corporal, como uma ação estratégica diferenciada  de ensino, com os alunos do 3°ano, do ensino fundamental da escola. Abordando a linguagem corporal e o movimento criativo, que propõe aos envolvidos um percurso para descoberta do corpo, do movimento, das habilidades expressivas, de modo que as brincadeiras ultrapassam o simples exercício físico. Apresentando-se como uma linguagem de demonstração de sentimentos, ideias e emoções. Intuitivamente as crianças dançam e sentem que brincar com o movimento é uma experiência prazerosa.

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t34.0-12/13436040_819056874894644_367296172_n.jpg?oh=d73cb00618c05786a1dde7ffcab62200&oe=5772F9E1&__gda__=1467093259_80c29e7ffa955848a2fd03534aa98138
 Figura1: A bolsista PIBID demonstrando como seria a atividade.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/13435935_819056594894672_40607054_n.jpg?oh=08e8479bc8594c2fe8fdae8b6b46e527&oe=57721CFA&__gda__=1467152615_530dc30d237831c364d0a3ba56cc36f7
Figura 2: Os alunos participando da atividade sobre mímicas.

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/13401497_819056741561324_1020770986_n.jpg?oh=605cfa4af4c4356e2a38c7677915e954&oe=57720B10
Figura 3: Participação dos alunos nas atividades envolvendo movimento.
https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/13401202_819056388228026_1728910852_n.jpg?oh=c7ac10bda4c0ff475cffc3b67ca3d261&oe=577233A0
Figura 4: Participação dos alunos nas atividades envolvendo movimento.

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/13407552_819056764894655_58364780_n.jpg?oh=6b68d39c5f67f4e9ace65002b1a6b60c&oe=5771E6F6
Figura 5: Participação dos alunos nas atividades envolvendo movimento.
https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/13414577_819056251561373_1691640545_n.jpg?oh=495a93508c8abdca7ca7e004cc070bc3&oe=57721BDA
 Figura 6 : As bolsistas PIBID concluindo a atividade com a produção do cartaz.
https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/13444401_820761211390877_738242411_n.jpg?oh=7e8abb1e7f0d56b4a5827bb30591fefe&oe=5772EFB3
Figura 7: Cartaz produzido no final da intervenção concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário