Por: Andressa Xavier, Suziane Barcellos e Ana Vitória Barbosa
A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Gardner, tem como objetivo propor que cada ser humano possui sua inteligência comum; estabelecendo em si ,vários tipos de inteligências. São elas: a Inteligência lógico-matemática, a Inteligência lingüística, a Inteligência musical, a Inteligência espacial, a Inteligência interpessoal, a Inteligência intrapessoal, a Inteligência naturalista.
E a inteligência desenvolvida durante a oficina foi a cinestésico-corporal, que se manifesta na linguagem gestual e mímica. Para o desenvolvimento e estímulo da mesma, são necessárias brincadeiras que estimulem o esquema corporal, a coordenação motora e equilíbrio dinâmico e estático.
Pensando nisso, o grupo PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha, desenvolveu no dia 10 de junho de 2016 uma oficina sobre movimento e expressão corporal, como uma ação estratégica diferenciada de ensino, com os alunos do 3°ano, do ensino fundamental da escola. Abordando a linguagem corporal e o movimento criativo, que propõe aos envolvidos um percurso para descoberta do corpo, do movimento, das habilidades expressivas, de modo que as brincadeiras ultrapassam o simples exercício físico. Apresentando-se como uma linguagem de demonstração de sentimentos, ideias e emoções. Intuitivamente as crianças dançam e sentem que brincar com o movimento é uma experiência prazerosa.
Figura1: A bolsista PIBID demonstrando como seria a atividade.
Figura 2: Os alunos participando da atividade sobre mímicas.
Figura 3: Participação dos alunos nas atividades envolvendo movimento.
Figura 4: Participação dos alunos nas atividades envolvendo movimento.
Figura 5: Participação dos alunos nas atividades envolvendo movimento.
Figura 6 : As bolsistas PIBID concluindo a atividade com a produção do cartaz.
Figura 7: Cartaz produzido no final da intervenção concluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário