PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 6 de agosto de 2016

Sociologia e Biologia


Pedro Goulart

            A aula a ser apresentada, ocorreu com as turmas 101 e 102 do Ensino Médio Politécnico, do turno da manhã, na E. E. E. M. Dr. José Sampaio Marques Luz, localizada no Município de São Gabriel - RS, no dia 14 de Abril de 2016. A atividade teve como assunto a relação entre a Sociologia e a Biologia, sendo abordados temas como preservação e utilidade de diferentes animais. Tendo como objetivos: Reconhecer a importância das diferentes espécies de animais; Relacionar a função dos animais com as atividades e produtos utilizados no cotidiano; e Orientar a reflexão sobre a preservação da natureza.

            Em um primeiro momento a turma foi deslocada para o laboratório de ciências onde professor ministrou uma introdução expositivo-dialogada, com auxílio de slides, sobre o assunto a ser tratado em aula (Figura 1).

Figura 1: Estudantes observando a introdução expositivo-dialogada.

            No segundo momento, os alunos visualizaram e tocaram em animais (retirados do acervo zoológico da Instituição) expostos na bancada, utilizando luvas para evitar o contato com reagentes que são utilizados na preservação dos espécimes (Figura 2), para assim terem a oportunidade de "perder" possíveis medos e receios que tenham relacionados aos animais apresentados na intervenção.

Figura 2: Estudantes tocando nos animais.

          Devido ao interesse dos alunos e professores presentes na atividade, a mesma ocorreu de maneira organizada e participativa, sendo realizado completamente o cronograma estipulado e atingido de seus objetivos. Ainda assim, foi possível constatar pontos a serem observados e debatidos, como o pouco tempo reservado para a atividade e a falta de alguns recursos que seriam utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário