PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ONDAS PARTE II

ONDAS PARTE II

Por: Alice Lemos Costa


Ocorreu no dia 15 de Agosto de 2016, no laboratório de ciências da E.E.E.M. João Pedro Nunes, mais uma intervenção do projeto FENOFÍSICA. Abrangendo 23 alunos da turma 302 do 3° ano do ensino médio, no turno da manhã. A atividade contou com a presença da professora de física titular da turma, Andréa Ramires.
Na primeira fase da intervenção os alunos receberam uma explanação teórica do conteúdo de ondas. Com o auxílio de imagens, compreenderam a atuação dos fenômenos ondulatórios em seu cotidiano, como a ação das ondas sonoras e luminosas. Neste momento abriu-se o diálogo para a retirada de dúvidas e curiosidades sobre o assunto. A seguir, os alunos elaboraram um meio material de propagação ondulatório, feito com palitos de picolé, cola quente e elástico; onde visualizaram a propagação de ondas mecânicas unidimensionais.
Para o encerramento da atividade, os alunos participaram do jogo “Qual é a Onda?”, com a utilização do método de tabuleiro, estilo sapata, puderam revisar todo o conteúdo. O jogo conta com 40 cartões perguntas e 10 envelopes caça-palavras, nos quais o conteúdo referente aos fenômenos ondulatórios foi distribuído. De acordo com o andamento do jogo e com o auxílio de um dado, os discentes ultrapassavam as fases do jogo, aprimorando o seu conhecimento.



Figura 01: Bolsista ID efetuando a explanação teórica sobre fenômenos ondulatórios para os alunos da turma 302, 3° ano do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes.



Figura 02: Alunos da turma 302 do 3° ano do ensino médio da E.E.E.M. João Pedro Nunes; efetuando a elaboração do meio material para propagação de ondas, utilizando palito de picolé, cola quente e elástico.




Figura 03: aluna da turma 302 do 3° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes; iniciando uma perturbação no experimento construído, com a finalidade de observar o efeito ondulatório.



Figura 04: alunos da turma 302 do 3° ano do ensino médio, em conjunto com a professora titular de Física, Andréa Ramires, efetuando etapas do jogo “Qual é a Onda”. A prática foi realizada no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário