PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

JOGO “NUTRI-NUTRI”

JOGO “NUTRI-NUTRI”

Por: Alice Lemos Costa

A atividade ocorreu no período matinal, do dia 08 de Agosto de 2016, abrangendo 23 alunos da turma 201 e 21 alunos da turma 200, ambas do 2° ano do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes.
Os alunos foram direcionados ao laboratório de ciências da escola, onde a atividade foi aplicada. A intervenção contou com a presença dos bolsistas ID convidados Cassiano, Carine e Mireli, que observaram e registraram a atividade através de fotos. Primeiramente os estudantes obtiveram a explanação teórica contextual do conteúdo nutricional, destacando os principais tipos alimentícios e suas funções orgânicas e inorgânicas humanas. A fome mundial foi abordada com o intuito de reflexão, os alunos puderam expor seus pensamentos e dialogar sobre como a fome afeta o homem. Doenças como o raquitismo, (hiper ou hipo) tireoidismo, depressão e infarto foram tópicos paralelos ao conteúdo, relacionados com a alimentação.
A seguir, de forma complementar a atividade, os alunos participaram do jogo “nutri-nutri”, direcionado a todo o conteúdo abordado na intervenção. O jogo, estilo batalha naval, é um meio de os alunos revisarem e tirarem dúvidas sobre o tema trabalhado. Conta com 50 cartões charadas, onde o aluno desenvolve o raciocínio lógico para desvendar a charada. As turmas foram separadas em 3 grandes grupos, onde o acerto era gratificado com a acumulação de pontos, já o erro despontuava o grupo.



Figura 01: Bolsista ID efetuando a explanação teórica do conteúdo nutrição. Efetuada para alunos da turma 201, do 2° ano do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes.



Figura 02: alunos da turma 201 do 2° ano do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes, efetuando as etapas do jogo em grupo, com o auxílio da bolsista ID.



Figura 03: Alunos da turma 200, do 2° ano do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes, elaborando a leitura e raciocínio lógico das charadas do jogo.



Figura 04: Grupos formados pelos alunos da turma 201, do 2° ano do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes, efetuando a etapa de pontuação do jogo “nutri-nutri”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário