PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PIBID Biologia participando do VI SIEPE UNIPAMPA

Por Alexia Menezes

Nos dia 24, 25 e 26 de novembro de 2014, os bolsistas do PIBID Biologia UNIPAMPA Alexia Menezes, Suelen Mattoso e Eduardo Janner e a Professora Supervisora Jaqueline Pinto participaram do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) realizado na cidade Bagé- RS (Figura 1).
Os bolsistas apresentaram os seguintes trabalhos:
A importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia: Um relato de experiência onde a bolsista Alexia Menezes relatou a importância da renovação dos métodos de ensino hoje nas escolas, pois aulas experimentais constituem uma estratégia didática que propicia o desenvolvimento de habilidades metacognitivas como compreender, discutir e avaliar o conhecimento adquirido. O educando é estimulado a pensar e confrontar o conhecimento teórico articulado com a prática experimental, e de acordo com suas necessidades, aplicar no seu cotidiano. O projeto: “Práticas de Ciências e Biologia: a importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem” está sendo desenvolvido por bolsistas do PIBID, Biologia/UNIPAMPA, campus São Gabriel, no decorrer do 2º semestre do presente ano letivo, na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, com os alunos do Ensino Fundamental e Médio. O principal objetivo é proporcionar aos educandos espaços de experimentação para que possam testar hipóteses, questionar e chegar a conclusões por meio da análise de resultados, tornando-se assim construtores de seu próprio conhecimento, seja no ambiente de laboratório ou em sala de aula (Figura 2).
Sexualidade em questão: falando sobre sexo na escola, onde a bolsista Suelen Mattoso explicou a importância de se discutir a sexualidade com vistas à promoção da Educação Sexual, mas a maioria das escolas não esta preparada para trabalhar a temática da educação sexual, pois as manifestações sexuais nas escolas demonstram as dificuldades que as instituições de ensino apresentam quando tratam da temática da sexualidade em seu cotidiano. O projeto “Sexualidade em Questão: falando sobre sexo na escola” está sendo desenvolvido por bolsistas do PIBID Biologia/ UNIPAMPA, campus São Gabriel no decorrer do 2º semestre do presente ano na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, com os alunos do Ensino Médio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pedro Ferraz Neto, com turmas de 6º a 8º ano do Ensino Fundamental, onde o principal objetivo é promover a Educação Sexual, alertando para a importância da responsabilidade e da necessidade da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, bem como investigar como essas questões tem sido abordadas pela escola (Figura 3).
Contribuições da educação ambiental no jardim escolar promovendo o desenvolvimento da aprendizagem, observação e pesquisa, onde o bolsista Eduardo Janner explicou a importância da criação de um projeto que visa à implantação de um jardim em uma escola, onde grande parte da sua estrutura física é formada apenas pelo concreto, é uma maneira de potencializar a aprendizagem e interesse dos alunos pelo meio ambiente e de como devemos cuidá-lo. A educação ambiental representa uma ferramenta fundamental para estabelecer uma ligação estreita entre o ser humano e a natureza por isso este projeto tem como objetivo construir um jardim, com finalidade de buscar um espaço cuja a principal intenção é promover estudos, pesquisas e atividades sobre questões ambientais, ensinando que o cultivo de plantas segue um ciclo de vida e que seu desenvolvimento são necessárias condições propícias, construindo a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para sustentação da vida em nosso planeta. Esse projeto será executado pelos bolsistas do PIBID Biologia/ UNIPAMPA, campus São Gabriel na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott (Figura 4). A apresentação do trabalho recebeu premiação no VI SIEPE na categoria Ensino-Poster.


Figura 1. Professora Supervisora Jaqueline Pinto com suas pupilas Suelen e Alexia apresentado trabalhos no VI SIEPE. 

Figura 2. Bolsista Alexia apresentando o trabalho ‘A importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia: Um relato de experiência’.

Figura 3. Bolsista Suelen apresentando o trabalho ‘Sexualidade em questão: falando sobre sexo na escola’.

Figura 4. Bolsista Eduardo apresentando o trabalho ‘Contribuições da educação ambiental no jardim escolar promovendo o desenvolvimento da aprendizagem, observação e pesquisa’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário