Por
Alexia Menezes
Nos
dia 24, 25 e 26 de novembro de 2014, os bolsistas do PIBID Biologia UNIPAMPA Alexia
Menezes, Suelen Mattoso e Eduardo Janner e a Professora Supervisora Jaqueline
Pinto participaram do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão
(SIEPE) realizado na cidade Bagé- RS (Figura 1).
Os bolsistas apresentaram os seguintes
trabalhos:
A importância da experimentação no
processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia: Um relato de
experiência onde a
bolsista Alexia Menezes relatou a importância da renovação dos métodos de
ensino hoje nas escolas, pois aulas experimentais constituem uma estratégia
didática que propicia o desenvolvimento de habilidades metacognitivas como
compreender, discutir e avaliar o conhecimento adquirido. O educando é
estimulado a pensar e confrontar o conhecimento teórico articulado com a prática
experimental, e de acordo com suas necessidades, aplicar no seu cotidiano. O
projeto: “Práticas de Ciências e Biologia: a importância da experimentação no
processo de ensino-aprendizagem” está sendo desenvolvido por bolsistas do
PIBID, Biologia/UNIPAMPA, campus São Gabriel, no decorrer do 2º semestre do
presente ano letivo, na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, com
os alunos do Ensino Fundamental e Médio. O principal objetivo é proporcionar
aos educandos espaços de experimentação para que possam testar hipóteses,
questionar e chegar a conclusões por meio da análise de resultados, tornando-se
assim construtores de seu próprio conhecimento, seja no ambiente de laboratório
ou em sala de aula (Figura 2).
Sexualidade
em questão: falando sobre sexo na escola, onde a bolsista Suelen Mattoso explicou a importância de se discutir
a sexualidade com vistas à promoção da Educação Sexual, mas a maioria das
escolas não esta preparada para trabalhar a temática da educação sexual, pois
as manifestações sexuais nas escolas demonstram as dificuldades que as
instituições de ensino apresentam quando tratam da temática da sexualidade em
seu cotidiano. O projeto “Sexualidade em Questão: falando sobre sexo na escola” está sendo desenvolvido por bolsistas do PIBID Biologia/
UNIPAMPA, campus São Gabriel no decorrer do 2º semestre do presente ano na
Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, com os alunos do Ensino Médio
e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pedro Ferraz Neto, com turmas
de 6º a 8º ano do Ensino Fundamental, onde o principal objetivo é promover a
Educação Sexual, alertando para a importância da responsabilidade e da
necessidade da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, bem
como investigar como essas questões tem sido abordadas pela escola (Figura 3).
Contribuições da educação ambiental
no jardim escolar promovendo o desenvolvimento da aprendizagem, observação e
pesquisa, onde o bolsista Eduardo Janner explicou a
importância da criação de um projeto que visa à implantação de um jardim em uma
escola, onde grande parte da sua estrutura física é formada apenas pelo
concreto, é uma maneira de potencializar a aprendizagem e interesse dos alunos
pelo meio ambiente e de como devemos cuidá-lo. A educação ambiental representa
uma ferramenta fundamental para estabelecer uma ligação estreita entre o ser
humano e a natureza por isso este projeto tem como objetivo construir um
jardim, com finalidade de buscar um espaço cuja a principal intenção é promover
estudos, pesquisas e atividades sobre questões ambientais, ensinando que o
cultivo de plantas segue um ciclo de vida e que seu desenvolvimento são
necessárias condições propícias, construindo a noção de que o equilíbrio do
ambiente é fundamental para sustentação da vida em nosso planeta. Esse projeto
será executado pelos bolsistas do PIBID Biologia/
UNIPAMPA, campus São Gabriel na Escola Estadual de Ensino Médio Dr.
Fernando Abbott (Figura 4). A
apresentação do trabalho recebeu premiação no VI SIEPE na categoria Ensino-Poster.
Figura 1. Professora
Supervisora Jaqueline Pinto com suas pupilas Suelen e Alexia apresentado
trabalhos no VI SIEPE.
Figura 2. Bolsista Alexia apresentando o trabalho ‘A importância da
experimentação no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia: Um
relato de experiência’.
Figura 3. Bolsista Suelen apresentando o trabalho ‘Sexualidade
em questão: falando sobre sexo na escola’.
Figura 4. Bolsista Eduardo apresentando o trabalho ‘Contribuições
da educação ambiental no jardim escolar promovendo o desenvolvimento da
aprendizagem, observação e pesquisa’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário