PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto Montando e Desmontando Física - Pêndulo de Newton

Por Pedro Goulart


Conhecido também como Berço de Newton (Figura 1), o aparelho foi inventado por Simon Prebble em 1967, e batizado com este nome por demonstrar a conservação de energia e momento linear, leis físicas estudadas por Isaac Newton.

    Figura 1: Pêndulo de Newton

No dia 14 de outubro de 2014, foi marcada, no Laboratório da Escola Marques Luz, a reunião dos integrantes do Projeto Montando e Desmontando Física para a montagem do Pêndulo de Newton. Ao chegar no Laboratório foram espalhados os materiais na bancada e esperado os discentes para a escolha dos materiais a serem utilizados na montagem. Após um tempo, sem ninguém chegar, foi decidido começar a construção de um pêndulo. Para a montagem do equipamento foram utilizados os seguintes itens: linha de crochê; cola quente; bolinhas de gude; uma haste de ferro. Ao acabar de montar o pêndulo (figura 2) já estava tarde e ninguém havia aparecido, então o pêndulo foi testado (figura 3).

Figura 2: Berço de Newton

Figura 3: Pêndulo em teste

Como não compareceu nenhum voluntário do Projeto, foi perguntado aos integrantes o motivo das faltas e não entrega dos textos pedidos para a avaliação textual. Os integrantes alegam falta de tempo para comparecer às reuniões e falta de recursos para redigir o texto. O decaimento da freqüência tem sido notado desde a montagem do primeiro experimento (Gerador de Van de Graaff).
Mesmo com muitas tentativas de conversas (utilizando até mesmo, um grupo feito no facebook para uma melhor comunicação) tem sido complicado manter contato com os integrantes, os mesmos não respondem recados ou demonstram qualquer interesse relacionado ao projeto. Por mais atrativo que se torne o projeto, já foi tentado utilizar músicas durante as montagens (para ficar mais divertido o processo) e reuniões em horários diferentes, mas não surtiu efeito, a evasão tem-se tornado mais evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário