PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto Montando e Desmontando Física - Gerador de Van de Graaff

Por Pedro Goulart


Inventado pelo engenheiro Robert Jemison Van de Graaff por volta de 1929, o Gerador de Van de Graaff  (Figura 1) é uma máquina que demonstra alguns fenômenos elétricos, sendo muito utilizada em Laboratórios de Física de escolas.

    Figura 1: Gerador de Van de Graaff.

         Nos dias 19 e 27 de Agosto e 11 de Setembro de 2014, no Laboratório de Ciências da Escola Marques Luz, foram marcadas reuniões para a construção de um protótipo do Gerador de Van de Graaff. O Gerador foi construído com materiais de fácil acesso, por alguns alunos voluntários dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Instituição (Figura 2), participantes do Projeto Montando e Desmontando Física.

Figura 2: Grupo de alguns voluntários do Projeto.

A partir da construção do Gerador os alunos colocaram em prática o conhecimento gerado em sala de aula e desenvolveram as habilidades manuais (Figura 3), o raciocínio lógico, a criatividade, a criticidade e a concentração.

Figura 3: Habilidades manuais no preparo dos materiais e montagem do Gerador.

O Gerador foi montado (Figura 4), mas não funcionou. Foram pensadas as possíveis causas do não funcionamento e trocadas peças, mas não foi possível fazer o modelo funcionar. Então se resolveu montar outros modelos e depois voltar a montagem do Gerador.

Figura 4: Gerador de Van de Graaff montado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário