PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto Montando e Desmontando Física - Jogo das Energias

Por Pedro Goulart

A partir de um convite feito pela Escola Marques Luz, para a elaboração de uma atividade a ser ministrada na gincana anual da Escola. Dois participantes, Bruna Barcelos e Pedro Goulart, do grupo de bolsistas do PIBID da Escola, propuseram-se a elaborar um jogo no qual envolvesse conteúdos ligados ao meio ambiente e aos seus respectivos projetos.

Os bolsistas reuniram-se no laboratório da Escola para imprimir as peças do jogo e as perguntas, recortá-las e colá-las nas cartolinas (figuras 1 e 2), recortar as cartolinas e padronizar as regras do jogo para utilizá-lo na gincana da Escola Marques Luz.

 Figura 1: Peças do jogo.

Figura 2: Perguntas do jogo.

As regras estabelecidas foram:
ü  Cada equipe deve escolher um representante;
ü  Cada representante deve escutar a questão e correr para bater o sino;
ü  O primeiro representante que bater o sino ganha o direito de responder a questão;
ü  O grupo deve auxiliar o seu representante na resposta;
ü  Ao acertar a questão a equipe ganha uma peça do jogo;
ü  A primeira equipe a juntar as sete peças ganha o jogo.
As perguntas, regras e peças atenderam ao propósito, mas ocorreram alguns imprevistos relacionados às regras, como por exemplo, a questão de bater o sino para responder:
            Como os representantes corriam muito rápido não podiam parar com facilidade para pegar o sino, acabavam caindo, se batendo e até mesmo quebrando o sino. Então uma pessoa ficou no lugar do sino, o primeiro representante que tocasse em sua mão tinha o direito de responder a pergunta. A pessoa que ficou no lugar do sino sofreu alguns problemas pela violência com que os representantes batiam em sua mão e até mesmo o empurravam por não conseguirem “parar a tempo”.
            O jogo teve utilidade ao reunir os grupos em um trabalho em conjunto, fazê-los chegar a um consenso para responder, e também, ao mover conhecimento e conscientização de maneira divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário