Por Ana Caroline Gonçalves
No dia 14 de agosto de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, foi realizada a intervenção “Bebidas energéticas: o perigo está ao nosso alcance”. A atividade ocorreu na turma 100, do 1º ano do ensino médio, no turno da manhã. Segundo CARVALHO e col. (2006), as bebidas energéticas são caracterizadas pela sua intenção de fornecer ao consumidor energia, deixando-o em estado de alerta e mais ativo. Entre seus componentes estão a taurina e a cafeína, bem como açúcares, inositol (o qual funciona como descongestionante nasal), e também o gás carbônico que fornece o aspecto gaseificado à bebida.
Quando consumida sozinha, esta bebida não causa grandes danos ao indivíduo. Entretanto, é mais do que notável em bares e baladas não é consumida sozinha, sendo sempre misturada a algum tipo de bebida alcoólica.
A atividade serviu para, além de alertar os adolescentes sobre os perigos que correm ao misturar estas duas bebidas, para debater com os mesmos sobre suas experiências e orientá-los da melhor maneira possível.
Figura 1 - Bolsista-ID
expondo aos alunos sobre os possíveis riscos.
|
Figura 2 - Alunos atentos a
explanação realizada.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário