Por Ana Caroline Machado Gonçalves, Denise Rodrigues, Kevin Garcia, Joseane Salau
No dia 24 de agosto de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, realizou-se a atividade de extração de DNA da banana, com sócios do Clube de Ciências – ECOPOLI. O corpo humano é constituído por alguns trilhões de células. A maioria destas células apresentam uma estrutura responsável por comandar e coordenar diversas atividades, o núcleo. No interior do núcleo é possível encontrar o DNA, onde está contida toda a informação genética, que é sintetizada pelo RNA, responsável pela transmissão de informação, bem como a síntese de proteínas (Brasil Escola, 2017).
Inicialmente, os clubistas maceraram ½ banana, e logo após preparam uma solução de lise (a qual serve para o rompimento das membranas celulares), com 6 mL de detergente líquido, 4gr de NaCl e água até formar 60 mL de solução. Misturou-se esta solução na banana macerada para romper a membrana lipídica das células, a fim de liberar o material genético. Após esta etapa, filtrou-se a solução, e depois misturou-se a mesma com álcool etílico gelado até dobrar o volume da solução, para observar então a precipitação de DNA.
No experimento realizado, os clubistas tinham o propósito de extrair o DNA da fruta banana, entretanto, o experimento não foi realizado com sucesso, que serviu para que os mesmos investigassem qual seria o motivo.
Figura 1 - Clubista
realizando a filtração do experimento.
|
Figura 2 -
Experimento já finalizado, aguardando a precipitação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário