PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Habitat e nicho ecológico


Habitat e nicho ecológico

Por Jessica Queretti

                   O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.”

               Já o nicho ecológico é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.

Primeiramente foi solicitado aos alunos, com antecedência á aula, que esses se dividissem em grupos, onde foi sorteado um mamífero para cada grupo, e esses teriam que trazer o habitat e o nicho ecológico desses animas.

            Posteriormente foi realizada a intervenção no dia 30 de agosto de 2017, com a turma 62 (6°ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de mostrar a importância do conhecimento de habitat e nicho ecológico, para uma melhor compreensão da sobrevivência dos organismos.

            De início foi realizada uma introdução, abordando os conceitos de nicho ecológico e habitat. Em seguida foi pedido aos alunos que fizessem uma roda, e que cada grupo compartilhasse as informações adquiridas em relação ao habitat e nicho ecológico do seu mamífero.

            Por fim, houve um questionamento do porque é essencial que cada organismo viva naquele habitat especifico, observando e levando em consideração o seu modo de vida.

Figura 1: Alunos sentados em círculo para discutirem o assunto.

Figura 2: Bolsista-ID lendo um dos trabalhos feito pelos alunos.


Figura 3: Bolsista-ID respondendo uma pergunta dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário