PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Introduzindo ecologia no ensino fundamental

Introduzindo ecologia no ensino fundamental
Por Jessica Queretti
Segundo Santos, 2015, A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si meio. O termo, que foi usado pela primeira vez em 1866 por Ernest Haeckel, vem da junção de e destes com o duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo. Assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.
Introduzir ecologia para o ensino fundamental é de extrema importância devido ao fato de quanto mais cedo o indivíduo conhecer o assunto, melhor será seu entendimento. Além disso, as crianças passam o ensino fundamental ouvindo falar sobre a conscientização de cuidado com o meio ambiente, logo ao saber mais sobre as relações/ interações ecológicas, se torna mais fácil essa conscientização.
A intervenção sobre ecologia foi realizada no dia 25 de agosto, com a turma 62 (6°ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de introduzir o assunto de ecologia no ensino fundamental, despertando uma conscientização da importância desse conteúdo.
Em um primeiro momento foi questionado aos alunos o que esses entendiam de ecologia, que ideias surgiam ao ouvirem essa palavra, por que consideram a ecologia um tema importante, e se sabiam alguns exemplos do que se trata esse conteúdo.
Em seguida foram apresentado slides contendo o que é ecologia, a importância da ecologia, os principais conceitos, as principais áreas, com o que se pode trabalhar dentro da ecologia, apresentando para cada tópico, alguns exemplos. Por fim, foram respondidas as dúvidas e perguntas que os alunos poderão eventualmente fazer.

Com tudo, essa atividade teve como objetivo introduzir o tema de ecologia, e conscientizar os alunos em relação a importância desse tema. Os alunos demonstraram ter um comportamento agitado, mas participaram da atividade, responderam as perguntas e mostraram estar interessados, apesar da agitação. Por isso, a atividade foi significativa, devido à participação dos alunos, a agitação em relação alguns exemplos e algumas perguntas realizadas durante a explicação.


Figura 1: Bolsista ID falando sobre ecologia .


Figura 2: Alunos prestando atenção na intervenção.

Figura 3: Bolsista-ID tirando as dúvidas dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário